Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DOS SANTOS DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA DOS SANTOS DE MORAIS
DATA: 20/09/2022
LOCAL: SALA VIRTUAL/WEBCONFERENCIA
TÍTULO: OS SABERES DA DOCÊNCIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO DE CASO
PALAVRAS-CHAVES: Escola. Educação Infantil. Contemporaneidade. Professor. Saberes docentes.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A Educação Infantil que compreende a educação na creche e na pré-escola, trilhou muitos caminhos até se constituir legalmente e ter sua garantia com a Constituição Federal de 1988. Diferentemente dos ouyros níveis de ensino a Educação Infantil requer da escola o cuidar, o instruir e o educar de crianças de 0 zero a 5 anos e 11 meses, sendo o professor um dos alicerces primordiais para garantir seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse cenário este trabalho apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal  do Piauí sobre os saberes docentes na escola de Educação Infantil contemporânea. A pesquisa decorre dos estudos que foram e estão sendo desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI) e questiona como são constituídos os saberes da docência na escola de Educação Infantil contemporânea. O objetivo geral compreender os saberes da docência na escola de Educação Infantil contemporânea. Para alcançar este objetivo delimitamos como objetivos específicos: identificar o perfil dos professores da Educação Infantil; descrever a escola de Educação Infantil; caracterizar a prática pedagógica dos professores da Educação Infantil e identificar os saberes dos professores da escola de Educação Infantil. Para empreender as ponderações teóricas, utilizamos as contribuições, reflexões de autores da Educação Infantil, formação de professore, saberes docentes, escola, documentos legais, dentre os teóricos citamos: Ariès (1981), Tardif (2012), França-Carvalho (2007), Horn (2004), Forquin (1993) entre outros. A pesquisa tem natureza qualitativa, tipo estudo de caso, requerendo atenção maior do pesquisador no sentido de compreender o meio social dentro da cultura dos indivíduos em seu cotidiano, a abordagem é etnometodológica por ter mais proximidade com os objetivos propostos pela pesquisa, sendo que o estudo de caso (MINAYO, 2006), se manifesta no contexto natural dos indivíduos levando em consideração as microestruturas que inferem na interação social dos mesmos (COULON, 1995). A pesquisa tem como lócus um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Teresina-PI. Os participantes são professores da Educação Infantil dessa instituição. Na coleta dos dados utilizamos o questionário aberto, observação participante, diário de campo, análise documental. No processo de análise dos dados e interpretação nos apoiamos em Schleiermacher (2000), fazendo uso das reflexões da hermenêutica, assim como nas contribuições de (BARDIN,1977). Os resultados preliminares mostram que a escola possibilita diversas aprendizagens, faz parte da vida e desenvolvimento da criança, e mostra que compreender os saberes dos professores desemboca na compreensão da epistemologia da escola da Educação infantil na contemporaneidade. E nesse aspecto contribui com o campo teórico e prático dos saberes da Educação Infantil para prática pedagógica docente.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 1758643 - JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES