Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELINE CONCEIÇÃO DE SOUSA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELINE CONCEIÇÃO DE SOUSA RODRIGUES
DATA: 18/11/2022
LOCAL: google meet
TÍTULO: ARTISTAS EM MOVIMENTOS: VIAGENS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE MÚSICA DA UFPI
PALAVRAS-CHAVES: viagens de formação, história da educação, professores de música
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

A presente investigação tem como foco as viagens de formação dos professores do curso de Música da Universidade Federal do Piauí- UFPI. Compreende-se este estudo acadêmico como uma reflexão do processo pelo qual entende-se as viagens de formação como uma maneira de corroborar as pesquisas em História da Educação, sobretudo, com a História da Educação Musical Desta forma, o presente estudo apoia-se na corrente historiográfica conhecida como Nova História Cultural, que ao embasar-se nas experiências humanas e diferentes documentos, leva-se a pensar nas viagens de formação como um desses novos objetos de estudo. O objetivo geral da pesquisa é analisar as viagens de formação docente, os intercâmbios e circulação de saberes dos professores do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí, no período de 1980 a 2020, por meio das narrativas (auto) biográficas. O marco temporal assim delimitado se deu em razão do primeiro professor do curso ter viajado para terras estrangeiras, para a formação em nível de mestrado, em 1980, e a última ter ocorrido em 2020, dentro do Brasil. Quanto aos objetivos específicos busca-se: 1 - analisar a trajetória profissional e de formação acadêmica dos educadores musicais; 2 - descrever as experiências de formação pedagógica, musical e como pesquisador nas viagens; 3- discorrer acerca das relações acadêmicas e sociais construídas no decorrer das viagens e relacionar os desdobramentos da formação em viagens na sua atuação hoje como artista, professor, pesquisador. Para fundamentar este trabalho foram utilizados amparos que vieram dos pensamentos de autores como: Mignot (2017); Nóvoa(1986); Abrahão(2003);Bereday(1997) Barros(2005); Simão(2011); Cardoso (2015); Certeau (1982); Halbwachs(1990); Burke (1991). Dessa maneira, inicialmente foi possível perceber as politicas públicas referentes as bolsas de estudo como fundamentais nesse processo de formação.

Externo à Instituição - ALEXANDRA LIMA DA SILVA - UERJ
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA