Banca de QUALIFICAÇÃO: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: Mobilização e construção de saberes nas experiências de formação continuada na Escola do Campo: (re) pensar a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Escola do Campo. Prática pedagógica. Saberes docentes.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A pesquisa proposta trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que será desenvolvida em escola do campo da rede municipal.  Tem como porposta de objetivo geral analisar como a formação continuada de professores, realizada na escola do Campo, contribui na construção e mobilização de saberes no contexto da prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental.  Visa desvelar como objetivos específicos que primam em identificar os princípios que norteiam os processos de formação continuada desenvolvidos nas escolas do campo; descrever os processos de formação continuada desenvolvidos no espaço escolar e caracterizar os saberes construídos e mobilizados pelos docentes na prática pedagógica da escola do Campo. Nesse sentido, o objeto de estudo dessa pesquisa constitui-se em “contribuições da formação na escola como espaço para construção e mobilização de saberes no contexto da prática pedagógica de professores em escolas do campo”. Como proposta de tese destaca-se que: “A formação continuada de professores, quando desenvolvida na escola e fundamentada em princípios como reflexão crítica, relação teoria e prática e participação, promove o diálogo entre os pares através de um processo de  (re)pensar a prática pedagógica, emergindo a mobilização e construção de saberes docentes”. Os apostes teóricos serão embasados em Alarcão (2011), Arroyo (2004), Nóvoa (1992, 2002), Freire (1996), Caldart (2004), Arroyo (2004), Zeichner (1993), Tardif (2014), Delory-Momberger(2006), Passeggi (2010) entre outros.  No desenvolvimento da investigação optou-se pela narrativa como método de investigação, por permitir que interlocutores tenham possibilidades de rememorar suas histórias de vida. Na produção de dados, serão utilizados diários e os ateliês biográficos, considerando a natureza do objeto de estudo.  Pretendemos desenvolver a pesquisa com 10 colaboradores. Considerando a natureza da pesquisa, iremos utilizar os diários em dois momentos da pesquisa. No primeiro momento, como instrumento para a produção de dados sobre os perfis formativos biográficos e nas possíveis temáticas formativas que serão sugeridas pelos partícipes, passo importante no planejamento dos ateliês biográficos. Em um segundo momento, após a realização do ateliê, os participantes são convidados a produzir ou dar continuidade à produção dos seus diários e neles poderão sublinhar impressões, sentimentos e emoções sobre os encontros e práticas experienciadas durante a pesquisa. Das análises emergiram cinco grandes categorias: formação continuada, prática pedagógica, saberes docentes, educação do campo e escolas do campo. Os achados parciais da pesquisa apontam em um primeiro momento, as dificuldades da formação continuada e práticas pedagógicas ocorridas durante o período de pandemia nas escolas do campo. As narrativas partilhadas pelo grupo de professores favoreceram uma (re) pensar sobre os processos formativas individuais e coletivas dos quais estão participando, de forma a desvelar o processo continuo dentro e fora das instituições de educação e formação. Revelam ainda, a necessidade que tais processos, dialogar com os projetos de vida dos professores e as especificidades existentes nas escolas do campo, respeitando os modos de produção da comunidade e suas diferenças.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO