Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA
DATA: 25/11/2022
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: NECESSIDADES FORMATIVAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS POR PROFESSORES EM CONTEXTO DE PESQUISA FORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional; significado e sentido; necessidade formativa; Pesquisa-formação.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do PPGED/UFPI.  Tem como objeto de investigação o desenvolvimento profissional docente mediado pela significação de necessidades formativas. A pesquisa ora apresentada fundamenta-se no Materialismo Histórico-dialético e na Psicologia Histórico-Cultural. A investigação parte do seguinte problema:  qual a relação constituída entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de pesquisa-formação e o desenvolvimento profissional de docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA?  O objetivo geral: Investigar a relação constituída entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de pesquisa-formação e o desenvolvimento profissional de docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. E especificamente: Conhecer as significações produzidas pelos professores de licenciaturas do IFMA sobre necessidades formativas; analisar as significações produzidas pelos professores sobre a relação entre necessidades formativas e desenvolvimento profissional; produzir ações formativas durante a pesquisa-formação que medeiem a expansão das significações que colaboram com o desenvolvimento profissional docente. A premissa central da investigação é a de que o professor consegue desenvolver-se profissionalmente quando, em atividade de pesquisa-formação, produz novas significações sobre suas necessidades formativas em meio a movimentos de negação, luta e saltos qualitativos. A pesquisa empírica é do tipo pesquisa-formação, envolve quatro professores do IFMA e está sendo desenvolvida a partir das seguintes técnicas: Encontro colaborativo; Memorial Reflexivo do Processo Formativo e sessões reflexivas. como procedimento analítico está sendo utilizado Núcleos de Significação. A pesquisa está em fase de produção de dados.

Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO