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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANE FERREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANE FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 09/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: A relação entre a política de formação continuada de professores da SEMEC Teresina (PI) e a atuação do Pedagogo
PALAVRAS-CHAVES: Coordenador pedagógico. Formação continuada. Pedagogo. Política de Formação contínua.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:

A presente pesquisa científica, realizada com o objetivo de investigar a relação entre a política de formação continuada de professores da SEMEC Teresina (PI) e a atuação do Pedagogo, teve como bússola os seguintes objetivos específicos: Conhecer a política de formação contínua de professores que é realizada pela SEMEC Teresina (Pi);  Apreender as significações que os pedagogos têm produzido acerca da formação contínua de professores que é realizada pela SEMEC; Explicar os impactos do processo de formação contínua de professores desenvolvida pela SEMEC na atuação do Pedagogo; Analisar outras mediações impactam na atuação do Pedagogo além da formação contínua desenvolvida pela SEMEC. Este estudo tem o Materialismo Histórico e Dialético (MHD), através dos estudos de Engels (1878) e KOSIK (2002), e a Psicologia Histórico Cultural (PSH), a partir das contribuições Vygotsky (2008), como seu referencial teórico-metodológico por permitirem compreender os nexos componentes da relação entre a política de formação continuada da SEMEC e a atuação do pedagogo. Para a realização da pesquisa serão realizadas a pesquisa documental, a entrevista semiestruturada individual e a entrevistas reflexivas coletivas, tendo como campo de estudo as escolas da rede pública municipal de educação de Teresina (PI). Elegemos como participantes três Pedagogos com mais de três anos de atuação em escolas da rede pública municipal de Teresina. Como procedimento analítico dos dados utilizamos os núcleos de significações elaborados por Aguiar e Ozella (2013). Até o presente momento, os estudos que temos realizados evidenciam que a formação contínua implementada no Brasil, e, por conseguinte no Piauí, tem como centro a formação pautada na racionalidade técnica, o que afeta não somente o professor e suas práticas, mas também, o Coordenador Pedagógico, indivíduo que tem como atividade central a articulação dos processos formativos junto aos docentes, pois a partir do momento em que as secretarias de educação, na figura dos seus especialistas, absorvem toda a tarefa de formar os professores, parte das atribuições desse coordenador pedagógico vai sofrendo um esvaziamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - ANTÔNIA BATISTA MARQUES - UERN
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 14:24
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