Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIFRANK JUNIOR DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIFRANK JUNIOR DE SOUSA
DATA: 01/12/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: FORMANDO PROFISSIONAIS PARA O MUNICÍPIO MODELO: Cultura escolar do Colégio Comercial de Picos - PI (1957-1980)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Comercial; Cultura Escolar; Instituição Escolar.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O presente trabalho tem como objeto a cultura escolar do Colégio Comercial de Picos (CCP) entre 1957 e 1980. O recorte temporal considerou como marco inicial o ano que a instituição começou a funcionar, 1957, e o recorte final corresponde ao seu último ano de funcionamento, 1980.  No trabalho de construção da pesquisa foram utilizadas como fontes: documentos oficiais, legislação, escriturário escolar, fontes hemerográficas, fontes imagéticas, objetos da escola, dados estatísticos, livros de história das cidades, entrevistas e questionários. O objetivo geral é analisar a cultura escolar do Colégio Comercial de Picos entre 1957 e 1980. A realização da pesquisa se deu no campo da História da Educação, privilegiando estudos de história das instituições escolares. E sua fundamentação teórico-metodológica está vinculada à Nova História Cultural. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo histórico, com elementos subjetivos contribuindo para o desenvolvimento do trabalho. Utilizamos como aporte teórico para este trabalho: Burke (1992), Magalhães (2004), Julia (2001), Benito (2017), Vinão Frago (1996, 2007), Nosella e Buffa (2009), Sousa (2005), Sousa (2019) dentre outros. Para a efetivação deste trabalho se fez necessário a realização de visitas constantes ao Museu Ozildo Albano, guardião de grande parte das fontes documentais aqui utilizadas. Também foram utilizados documentos do arquivo do CETI Marcos Parente, instituição que herdou o escriturário do CCP com o encerramento de suas atividades. Documentos encontrados em arquivos pessoais dos entrevistados também contribuíram para a pesquisa. A partir dos estudos realizados, conseguimos ter uma maior compreensão quanto a situação do ensino comercial no Brasil e no Piauí dentro do recorte estudado e observar as condições de emergência do Colégio Comercial de Picos. Foram analisados vestígios materiais produzidos pela cultura escolar do CCP e como estes objetos eram apropriados no cotidiano dessa instituição escolar. Este trabalho tratou ainda da organização e do funcionamento do Colégio Comercial de Picos, buscando entender como se deram esses processos. Como resultados parciais da pesquisa, percebemos que a escola formou grande contingente de comerciários e contabilistas que contribuiu para a modernização do comércio e do setor público em Picos. Além disso, sua cultura escolar era presente na cidade através, principalmente, dos desfiles cívicos e das colações de grau, dando a representação de cursar um ensino sperior no imaginário da população picoense.

Presidente - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo ao Programa - 2367712 - FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO