Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO GOMES SARAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO GOMES SARAIVA
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: Práticas Pedagógicas dos professores de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental de José de Freitas/PI: reconstrução e mobilização dos saberes docentes
PALAVRAS-CHAVES: Prática pedagógica. Saberes docentes. Ensino de Ciências anos iniciais do Ensino Fundamental
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

A Prática Pedagógica é parte integrante do processo ensino aprendizagem, pois é marcada pela intencionalidade, pela sistematicidade, envolvendo assim conhecimentos e saberes docentes advindos da vivência, da formação, da troca de experiências com os pares. Estes saberes são mobilizados, construídos e reconstruídos no exercício do dia a dia na sua prática docente. Com esse pressuposto, a presente pesquisa tem como objeto de estudo a mobilização e reconstrução dos saberes docentes na prática dos professores de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta como objetivo geral analisar como são reconstruídos e mobilizados os saberes docentes nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI, tendo como finalidade responder ao seguinte problema de pesquisa: como são reconstruídos e mobilizados os saberes docentes nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências nas escolas da Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI. As orientações teóricas seguem as contribuições de Franco (2015), Behrens (2010), Tardif (2002, 2014, 2017), Gauthier (2013), Trivelato; Silva (2011), Porto, Ramos, Goulart (2009), Souza (2006). A investigação é fundamentada nos pressupostos da pesquisa narrativa, visto que esse tipo de pesquisa busca compreender a experiência vivida, onde os participantes expressam suas experiências de vida. Temos como instrumentais: o questionário para o levantamento do perfil do professor participante, e como dispositivo de produção de narrativas o “Diário Narrativo”. O diário narrativo, escrito por oito professores colaboradores, pertencentes a 03 (três) escolas da zona urbana da Rede Municipal de ensino de José de Freitas-PI que atende os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que com essa pesquisa possa haver a compreensão de como são reconstruídos e mobilizados os saberes docentes na prática pedagógica dos professores de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e com isso possibilite uma melhoria da prática pedagógica dos referidos professores, assim como do Ensino de Ciências na Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - EMERSON IZIDORO DOS SANTOS - UNIFESP