Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA SUSANY MOURA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA SUSANY MOURA CARVALHO
DATA: 24/01/2023
LOCAL: on-line
TÍTULO: O EDUCADOR E SEU TEMPO: A FORMAÇÃO E AÇÃO EDUCACIONAL DO PROFESSOR FELISMINO FREITAS WESER (1910 A 1952)
PALAVRAS-CHAVES: Felismino Freitas Weser. História. Memória. Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

RESUMO

Este trabalho apresentado como pré-requisito para qualificação da Tese é resultante de pesquisa que está sendo realizada com o objetivo de analisar a formação e ação educacional do professor Felismino Freitas, que se destaca enquanto educador de seu tempo, dedicando-se ao magistério, bem como em outros campos de atuação como inspetor técnico de ensino, jornalista, poeta e diretor da instrução pública no estado do Piauí. O estudo procura focar sua atenção na formação e atuação desse sujeito no campo educacional sendo, portanto, esse o objeto de estudo dessa investigação de doutorado que procura confirmar a tese de que   o professor Felismino Freitas contribuiu para com a educação piauiense de sua época, influenciando a formação de várias gerações de jovens estudantes no Piauí. O recorte temporal compreenderá a trajetória profissional deste professor que vai de 1910 a 1952. O trabalho está baseado na perspectiva teórica da Nova História Cultural, para tanto foram necessários embasamentos teóricos que pudessem contribuir para o trajeto desses percursos investigativos, como, Le Goff (1990), Burke (1992), Burke (2008) Chartier (2010), além de historiadores brasileiros e locais. Como metodologia, investigativa, optou-se pela pesquisa bibliográfica, documental, biográfica e a história oral. E para interpretação dos dados pesquisados está sendo tomado como base o método de análise do conteúdo de Bardin (1994), para orientar a categorização das análises. O texto se estrutura em três capítulos, o primeiro tem como título: Trilhando os caminhos da pesquisa: aporte teórico e escolha metodológica, o segundo, está intitulado: professor Felismino Freitas: a trajetória de um educador do seu tempo. enquanto o terceiro capítulo está denominado:  tempo e organização do Ginásio Dr. Demóstenes Avelino. Os resultados que a pesquisa encontrou até o momento com a analise dos dados dizem respeito a importância da atuação do professor Felismino Freitas na educação piauiense de sua época, uma vez que sua carreira perpassa vários cargos, e em todos eles percebe-se a sua preocupação com a qualidade do ensino e da formação dos jovens piauienses.

Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA