Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA DA SILVA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA DA SILVA DE CARVALHO
DATA: 10/01/2023
LOCAL: Sala webconferencia
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RESSOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Ressocialização e Prática Docente; Espaço de Privação de Liberdade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

Educação de Jovens e Adultos: ressocialização e prática docente no espaço de privação de liberdade é uma temática preocupante do ponto de vista da educação escolarizada que merece ser investigada. Afeta principalmente a prática docente desenvolvida junto as pessoas que se encontram nesse espaço de vida, perpassando pela formação inicial e continuada dos profissionais que atuam nessa modalidade de ensino. Apesar das medidas de intervenção discutidas em âmbito nacional e internacional, resultando em decretos e elaboração de critérios para universalização do ensino destinado às pessoas jovens e adultas, notadamente nas prisões, a oferta educacional adquire novas características e desafios como a ressocialização, exigindo a reorganização de suas finalidades a fim de contribuir para a prevenção e reinserção social dos apenados. No Brasil, estudos mostram que os resultados, ainda, não alcançaram o patamar desejado, considerando que a reincidência prevalece. Destaca-se o papel da formação continuada nesse processo que é fundamental, visto que, a motivação tanto do professor quanto do estudante adulto, em situação de privação de liberdade, exige abordagens e reflexões complexas e desafiadoras considerando às relações estruturais, socioafetivas, emocionais, culturais e cognitivas, próprias do seu contexto de atuação. Este estudo tem como objeto a prática docente e as implicações no processo de ressocialização tendo como objetivo principal: Compreender a prática docente desenvolvida no contexto das prisões e as implicações no processo de ressocialização e aprendizagem de pessoas em situação de privação de liberdade.  Delineado como uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva o estudo utilizou para coletar os dados a entrevista semiestruturada realizada em grupo focal, tendo como definição amostral seis participantes. As informações foram coletadas inicialmente, levantando informações básicas sobre os profissionais que trabalham diretamente com pessoas em privação de liberdade no estabelecimento penal, lócus da investigação, seguida de informações detalhadas sobre a prática docente. Foram selecionadas para análise as falas de seis professores participantes, como amostragem representativa de uma pesquisa qualitativa em educação, no contexto urbano da capital piauiense. Os resultados parciais apontam para necessidade de pensar a prática docente relacionada com o processo de ressocialização e a aprendizagem de pessoas jovens e adultas em situação de privação de liberdade, com o olhar voltado para o preenchimento de lacunas, perspectivando beneficiar esse público, que se encontra duplamente à margem do processo social e educativo.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR