Banca de DEFESA: ESTON DOS SANTOS LIMA

DISCENTE: ESTON DOS SANTOS LIMA
DATA: 31/01/2023
LOCAL: Sala de defesa PPGED
TÍTULO: SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES-BACHARÉIS TEMPORÁRIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: educação profissional e tecnológica; prática docente; saberes docentes; professor-bacharel temporário.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A Educação Profissional tecnológica é uma modalidade de ensino cuja intencionalidade é fomentar a aprendizagem das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas para atender o setor produtivo, tendo a formação de competências para o trabalho como centralidade do itinerário formativo, requisitando de seus professores o uso de estratégias educacionais para garantir a relação entre teoria e prática.  Destacam-se entre estes professores os que têm formação em bacharelado, os professores-bachareis que, em carater temporário integram as redes estafduais de ensino.  É neste cenário que se insere esta pesquisa, cujo objeto de estudo são os saberes docentes dos professores-bacharéis temporários no âmbito da educação profissional e tecnológica. O Objetivo é analisar como são constituídos e quais são os saberes docentes dos professores-bacharéis com vinculação temporária que atuam no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, situado em Teresina-PI. A investigação tem natureza qualitativa caracterizada como descritiva e explicativa, a partir de pesquisa de campo, por meio de estudo de caso (realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, especificamente no interior do Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). Como fundamentação teórico-metodológica, André (2008), Perrenoud (1993), Tardid (2002), Vázquez (2007), Veiga (2008), Freire (2011), dentre outros. Os participantes foram professores-bachareis que ensinam na no CEEP. As técnicas de produção de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, analisados à luz do referencial teórico que orientará este estudo com enfoque na análise de conteúdo (BARDIN, 2007).Os resultados preliminares  evidenciam que o processo de construção de saberes decorre de muitas fontes, como a relação com o trabalho docente na escola, na sala de aula na interação com os alunos, ou seja, situações produzidas pelo próprio trabalho, assim  como  pela diversidade  do fazer docente. Isso signfica que são construídos na experiência, assim como no processo de formação continuada. Também mostram que o maior desafio que os professores-bachareis enfrentam em sua ação docente é a busca pela metodologia que possa provocar interesse dos alunos e favorecer a apendizagem. De modo geral, o estudo traz reflões que podem colaborar com políticas públicas de formação continuada de professores, contribuindo, também, para alargar o campo de estudo da epistemologia da prática docente.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 010.623.404-85 - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN