Banca de DEFESA: LIAMARA MENDES DE SOUSA

DISCENTE: LIAMARA MENDES DE SOUSA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: O SAETHE E AS IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO NA PRÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM TERESINA - PI
PALAVRAS-CHAVES: Política de Avaliação; SAETHE; Ciclo de Políticas; Implicações de Avaliação; Prática Docente.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

O estudo intitulado o “O SAETHE E AS IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO NA PRÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM TERESINA - PI”, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência, do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED/UFPI, tem como objetivo geral: compreender as implicações da avaliação presentes no SAETHE que se manifestam na Prática de Professores nos Anos Iniciais, e como objetivos específicos: descrever a política de avaliação do Sistema Municipal de Teresina-PI e suas implicações na prática dos professores; identificar as implicações no processo de ensino aprendizagem a partir do modelo de avaliação adotado pelo Sistema Municipal de Teresina-PI e por fim analisar como os professores se posicionam sobre os resultados que o sistema de ensino projeta em relação a esse modelo de avaliação, considerando como problemática: Quais as implicações da avaliação presentes no SAETHE que se manifestam na prática de professores nos anos iniciais? Para a composição da metodologia estruturamos um estudo qualitativo, estabelecendo a filiação com o campo de estudo para compreender as vivências e experiências dos atores sociais nas suas realidades corriqueiras. Nesse viés, tecemos o nosso estudo na perspectiva da Etnometodologia como teoria do social, pois ela embasa de forma sistemática, o significado das ações cotidianas e dispõe de elementos essenciais para se compreender a realidade dos indivíduos. O campo empírico são duas escolas da Rede Municipal de Teresina-PI, tendo como interlocutoras duas professoras do 4º ano e com duas ou mais participações em edições do SAETHE. Para a organização e e produção dos dados fizemos uso da Observação Participante, o Memorial da Prática Docente e o Diário de Campo. Na análise dos dados optamos pela Abordagem do Ciclo de Políticas, que dispõe de elementos teórico-metodológicos necessários para a realização de reflexões relacionadas às políticas de avaliação em um formato mais social e intenso, remetendo a uma análise dessas políticas em consonância com a realidade dos indivíduos envolvidos. Os dados parciais externam um controle e uma mecanização do trabalho docente com o objetivo de se alcançar índices através de habilidades que devem ser desenvolvidas a todo custo, exigindo que toda a comunidade escolar se envolva para que sejam cumpridos comandos de controle político.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA