• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: WYLLA DE FÁTIMA FONTES MOREIRA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WYLLA DE FÁTIMA FONTES MOREIRA SOARES
DATA: 27/02/2023
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O COTIDIANO DOCENTE NOS CMEIs EM TERESINA-PI.
PALAVRAS-CHAVES: Coordenador Pedagógico. Educação Infantil. Cotidiano Docente
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO:

O estudo delineado como “DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O COTIDIANO DOCENTE NOS CMEIs EM TERESINA-PI”, associado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED/UFPI tem como objetivo geral: Compreender os desafios da coordenação pedagógica na educação infantil, considerando o cotidiano docente nos CMEIs em Teresina-PI; e objetivos específicos: Identificar as atribuições do Coordenador Pedagógico no cotidiano da Educação Infantil; Analisar os desafios da prática cotidiana do coordenador pedagógico no acompanhamento da prática o contexto da educação infantil; Descrever os desafios cotidianos do coordenador pedagógico no acompanhamento da prática do professor da Educação Infantil. Para tanto questionamos: Quais os desafios do coordenador pedagógico na educação infantil considerando o cotidiano docente dos CMEIs em Teresina-PI? No tecer da metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa, pois apresenta dentro do seu cenário epistemológico, a valorização das ações corriqueiras e coloca as interpretações das pessoas como essenciais para compreender a realidade social e a partir desse envolvimento com o campo compreender os movimentos e as narrativas dos atores sociais no seu contexto. O estudo teve como campo empírico dois CMEIs da Rede Municipal de Teresina-PI, e como interlocutores, duas coordenadoras pedagógicas, efetivas da rede pública municipal de ensino de Teresina (PI), com mais de quatro anos de atuação na função, formadas em Pedagogia. Utilizamos como dispositivos de produção de dados, a Observação Participante e o Memorial de Prática. Os achados parciais revelam dentre outros dados o fato de que a relação entre a coordenação pedagógica e o corpo docente é permeada por tensões que por vezes não são percebidas diretamente, mas que se evidenciam em gestos e falas veladas entre os professores. Outro achado relevante a considerar diz respeito as atribuições do coordenador pedagógico que por vezes na sua prática cotidiana ultrapassa a função institucional.

Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Educação Infantil. Cotidiano Docente

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA
Externo à Instituição - NILMA MARGARIDA CASTRO CRUSOÉ - UESB
Notícia cadastrada em: 07/02/2023 17:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 13:37