Banca de DEFESA: ALISSON CARLOS AVELINO SANTOS

DISCENTE: ALISSON CARLOS AVELINO SANTOS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: UFPI
TÍTULO: BIOLOGIA E BIOÉTICA: atividade pedagógica na perspectiva da formação humana
PALAVRAS-CHAVES: Bioética. Atividade pedagógica. Significado e sentido. Consciência Bioética.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O campo da Bioética, reflete e debate acerca das questões éticas e morais referentes aos impactos negativos do emprego equivocado da ciência e tecnologia.  Esse campo de estudo é presente como disciplina em alguns cursos de graduação, mas existem estudos que defendem a abordagem deste conhecimento também na educação básica, pois acredita-se que o trabalho pedagógico envolvendo temas ligados a Bioética pode favorecer uma formação mais crítica e humanizada dos estudantes. Neste sentido, a pesquisa vincula-se à linha Formação humana e processos educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, e parte do seguinte problema: como se constitui a atividade pedagógica no ensino médio com potencial de mediar o desenvolvimento da consciência Bioética nos estudantes? Para resolver este problema, a investigação tem como objetivo geral: investigar atividade pedagógica no ensino médio que medeie o desenvolvimento da consciência Bioética nos estudantes. De forma específica: conhecer a significação que professores e alunos têm sobre a Bioética; desenvolver ações formativas que expandam a significação de professores e alunos acerca da Bioética; realizar Atividade de Ensino a partir de temas da Bioética que medeiem o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. A pesquisa de natureza crítica se fundamentou teoricamente nos aportes da Psicologia Histórico Cultural e, da Pedagogia Histórico Crítica. Na pesquisa empírica utilizou-se dos procedimentos: entrevista semiestruturada, questionário, sessão formativa, roda de conversa e Atividade de Ensino. Participaram da pesquisa uma professora de Biologia no Ensino Médio da rede pública de ensino de Caxias Maranhão, juntamente com alunos de uma turma de terceiro ano na qual a professora ministra a disciplina de Biologia. Desta forma é possível afirmar que atividade foi significativa e atingiu o objetivo de desenvolver uma atividade pedagógica no ensino médio mediadora do desenvolvimento da consciência Bioética nos estudantes. Atingiu também os objetivos específicos e pode-se conhecer  a significação que professores e alunos têm sobre a Bioética; desenvolveu-se ações formativas para expandir  a significação de professores e alunos acerca da Bioética e  realizou  atividade de ensino a partir de temas da Bioética mediadora  do desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Pode-se constatar que a professora tinha um conhecimento expressivo sobre a Bioética e que tentava trazer esses temas para sala de aula, que a profissão de enfermeira facilitou a compreensão dela desses temas; a atividade de pesquisa trouxe conhecimentos novos para ela aplicar em sua pratica em sala  de aula;  para ela a atividade de ensino desenvolvida foi plausível paro o aprendizados dos alunos. Sobre os alunos, tinham um conhecimento sintéticos sobre  a Bioética e com a atividade pode afirmar que expandiram as suas significações sobre a Bioética. Não se pode afirmar que a atividade de pesquisa conseguiu expandir a consciência dos alunos pois a consciência é algo muito complexa, mas ela ofereceu elementos que podem ajudar na expansão da consciência, que foram a análise, reflexão, debate, síntese com base em conhecimentos objetivos; eles exercitaram todos esses elementos. A pesquisa também oferece instrumentos para os professores na abordagem dos temas da Bioética em sala de aula como também em novas pesquisas; a pesquisa contribui para o meio cientifico com seus apontamentos e externando lacunas que ficam e podem ser preenchidas por pesquisas futuras, o principal deles é a proposta desta metodologia a ser  utilizada  em novas pesquisas para assim poder talvez afirmar se realmente pode expandir a consciência dos alunos.

Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA ROCHA MAGALHAES - Unitau