Banca de DEFESA: CAMILA SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS
DATA: 14/02/2023
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: formação inicial de professores e construção de metodologias inclusivas no ensino remoto emergencial
PALAVRAS-CHAVES: Desenho Universal para a Aprendizagem. Formação de Professores. Ensino Remoto Emergencial.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) surge como uma abordagem que possibilita o planejamento, o desenvolvimento e a execução de estratégias que contruibuem para a escolarização tanto do aluno público-alvo da Educação Especial (PAEE) quanto do não PAEE. Neste sentido, permite o reconhecimento da variabilidade da turma por parte do professor, de modo que ele parta deste pressuposto para conhecer seu grupo de alunos e propor as estratégias a serem desenvolvidas em sala de aula. Este trabalho buscou investigar as contribuições do DUA para a formação inicial de professores no contexto do ensino remoto emergencial, considerando suas concepções, crenças e conhecimentos. O estudo adotou a abordagem qualitativa, mais especificamente a pesquisa-ação. Assim, foi desenvolvida uma formação com estudantes do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma instituição de ensino superior do estado do Piauí. Participaram do curso 13 alunos, sendo 01 PAEE. Durante o curso, que aconteceu por meio do ensino remoto foram trabalhados o conceito de DUA, suas características, princípios, a elaboração de instrumentos de investigação do perfil de aprendizagem de estudantes, bem como a elaboração de estratégias a partir de casos de ensino fictícios. Foram realizados ao todo 10 encontros, com duração de 2 horas cada, além da aplicação de instrumentos pré e pós curso de formação, tais como: questionário online, estrevista com a aluna PAEE e diário de campo. Os resultados apontaram que os participantes manifestaram diversas concepções acerca da inclusão escolar, dentre elas relacionando-a com a acessibilidade e acolhimento. Sinalizaram que o professor deve possuir um perfil inclusivo, aberto à inovação, com habilidades sociais e que valorize as diferenças. Antes da formação os participantes atrelavam o DUA à educação especial, porém o consideravam fundamental na formação de professores. Após a formação, passaram a considerar a valorização da diversidade, o DUA como forte possibilidade de reestruturação do currículo, bem como a associar as ações aos princípios. A pesquisa oportunizou relacionar o perfil de aprendizagem dos participantes ao desenvolvimento da formação, de modo a tornar o curso mais acessível. Por fim, conclui-se a confirmação da tese, uma vez que o DUA pode contribuir com a inclusão de estudantes PAEE no ensino superior, no contexto do Ensino Remoto Emergencial, bem como fomentar a formação docente em outros contextos.

Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA