Banca de DEFESA: DANIELA DA SILVA DE CARVALHO

DISCENTE: DANIELA DA SILVA DE CARVALHO
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RESSOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Ressocialização e Prática Docente; Espaço de Privação de Liberdade.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre ressocialização e prática docente em espaço de privação de liberdade, vinculado à Linha de Pesquisa Formação Docente e Prática da Docência, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Para ser desenvolvida, contou com a participação de professores que trabalham no estabelecimento penal. Tem por objetivo geral: Compreender a prática docente desenvolvida no contexto das prisões e as implicações no processo de ressocialização de pessoas em situação de privação de liberdade; e, como objetivos específicos: a) Caracterizar a prática docente desenvolvida no contexto das prisões; b) Analisar as implicações da prática docente no processo de ressocialização de pessoas em privação de liberdade; c) Descrever os efeitos da prática docente na ressocialização de pessoas no sistema prisional. A relevância do estudo repousa nos desafios presentes no cenário desta investigação, pois, possibilitam refletir e ampliar as noções sobre as necessidades que surgem como demandas do exercício profissional em ambiente prisional. O lócus selecionado para realização do estudo é um espaço de privação de liberdade, localizado em Teresina, a Capital do Estado do Piauí. Teoricamente, compõe nossa base teórica: Julião (2009, 2013, 2015) Godinho; Julião (2019); Torres; Ireland, Almeida (2020), Ireland (2021), Moura (2003, 2006, 2018, 2021), Silva (2004), Vieira (2008), Danis; Solar (1998), dentre outros. Metodologicamente contempla uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva na busca de respostas para a Questão/Problema: Como a prática docente desenvolvida no contexto das prisões contribui para ressocialização de pessoas jovens e adultas em situação de privação de liberdade? Teve como instrumento a técnica de entrevista semiestruturada em grupo focal para coleta de dados. As informações produzidas foram organizadas em eixos temáticos e interpretados a luz na Análise do Discurso (AD), com base na perspectiva do francês Michel Pêcheux.  Os resultados apontam que a ressocialização das pessoas em situação de privação de liberdade é possível.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR