Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO BRITO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO BRITO DE OLIVEIRA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd/UFPI
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO GESTOR ESCOLAR: CONTRIBUTOS PARA A PRODUÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional; gestão escolar; prática educativa; método (auto)biográfico.
ÁREA: Educação

Este estudo doutoral tem como temática central o desenvolvimento profissional docente do gestor escolar na interface com as práticas educativas. A tese se apoia na compreensão que os investimentos do Gestor Escolar em seus percursos de desenvolvimento profissional contribuem para o fortalecimento da prática educativa na educação básica. Mediante o exposto, em consonância com a questão-problema: “Como o desenvolvimento profissional dos gestores escolares contribui na produção da prática educativa no contexto da educação básica?”, o estudo tem como objetivo geral analisar aspectos do desenvolvimento profissional de gestores escolares que contribuem para produção da prática educativa na Educação Básica. Considerando a proposição da pesquisa, os objetivos específicos estão assim delineados: descrever os investimentos de gestores escolares da educação básica no desenvolvimento profissional, identificar aspectos do desenvolvimento profissional que fomentam a produção das práticas educativas dos gestores escolares no contexto da educação básica e caracterizar a produção das práticas educativas de gestores escolares, em razão do desenvolvimento profissional, no que se refere aos processos administrativos, financeiros e pedagógicos no âmbito da  educação básica. Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa se ancora no Método (Auto)Biográfico, desenvolvido por meio da pesquisa narrativa, como modalidade de investigação qualitativa. A produção das narrativas ocorreu com o desenvolvimento de ateliês biográficos de projeto, subsidiados pela produção de memoriais e com a escrita de cartas pedagógicas. O estudo conta com a colaboração de seis professores/gestores escolares efetivos, formados e com experiências de mais de cinco anos na função, lotados na 19ª Gerência Regional de Educação - GRE/SEDUC-/PI em instituições públicas escolares de diferentes níveis e modalidades de ensino na região sul de Teresina. A análise das narrativas tem como referencial teórico/metodológico basilar a Técnica de Análise Compreensiva-Interpretativa. Os resultados apontam que os aspectos do desenvolvimento profissional que fomentam as práticas educativas dos gestores no contexto escolar da educação básica são complexos e desafiantes e provocam diferentes aprendizagens, conhecimentos e saberes como autonomia, competências, habilidades para tomadas de decisões, reflexividades sobre a reelaboração e ressignificação de práticas desenvolvidas na escola, seja no âmbito administrativo, financeiro e, sobretudo, no que se refere as práticas e projetos no âmbito pedagógico. As narrativas revelam que os investimentos dos gestores escolares no Desenvolvimento Profissional Docente estão relacionados principalmente em cursos de formação em gestão promovidos pela 19ª GRE/SEDUC-PI, cujo foco se direciona para questões burocráticas administrativas. As autobiografias evocadas nos ateliês, apontam para compreensão que os investimentos em aperfeiçoamento profissional promovidos pelo sistema em desenvolvimento profissional dos professores gestores escolares cumprem as finalidades administrativas estabelecidas e dão conta de atender as dimensões pedagógicas formativas em serviço dos profissionais no processo organizacional prevalecendo a visão de gestão escolar burocrática/tecnicista como na teoria funcionalista; porém, os resultados evidenciam a evidência de indicadores de desdobramentos em direção a novos olhares, novas possibilidades e perspectivas e inquietudes rumo a necessária evolução e inovação dos processos de desenvolvimento profissional centrados no cerne da escola como espaço fértil de aprendizagens individuais e coletivas.

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA