Banca de QUALIFICAÇÃO: GERCIANE DO NASCIMENTO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERCIANE DO NASCIMENTO LIMA
DATA: 13/03/2023
LOCAL: sala de defesa
TÍTULO: Protagonismo juvenil em criações de e-zines na educação (2020-2021): o que dizem os jovens sobre a pandemia?
PALAVRAS-CHAVES: Protagonismo juvenil. E-zines. Educação. Pandemia
ÁREA: Educação

A presente dissertação integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI) e o Observatório de Juventudes e Violências na Escola (OBJUVE) e tem por objetivo geral analisar o protagonismo juvenil a partir de e-zines (fanzines/zines virtuais) produzidos por jovens na educação entre 2020 e 2021 durante a pandemia de COVID-19, no meio digital. O fanzine é uma publicação alternativa e amadora, geralmente de pequena tiragem e impressa artesanalmente, porém desde a década de 90 os fanzines também passaram a habitar os meios digitais, criando táticas com novas criações, onde o virtual possibilitou alcance maior de sua divulgação, desde os sites até as redes sociais como o Facebook e intagram, passando a serem chamados de e-zines, que são zines virtuais. Plataformas de edições deram suporte e modernizações na criação dos e-zines, tornando-se aliados nas estratégias de publicação de jovens fanzineiros. Entre 2020 e 2021, o mundo vivenciou de modo intenso turbulências advindas das mortes, luto, adoecimentos, inseguranças, medo, isolamento social dentre outras transformações e consequências ocasionados pela pandemia de COVID-19, em decorrência do vírus Sars-cov-2. Na educação, tivemos o ensino remoto, com aulas virtuais por meio de plataformas como google meet e zoom, o distanciamento foi uma exigência de enfrentamento ao coronavírus, impossibilitando os encontros presenciais. Alguns autores que dão aporte teórico são Adad (2011), Freire (2021), Morin (2021), Magalhães (1993, 2013, 2016), Guimarães (2005), Pinto (2020), Sno (2022) e Kozinets (2014). A pesquisa baseia-se na abordagem da netnografia, tipo de pesquisa etnográfica adaptada às eventualidades especiais dos diversos tipos de interação social mediada por computador e serão analisados e-zines da fanzinoteca (biblioteca de fanzines) do Instituto Federal de Macaé, Rio de Janeiro, publicados em suas mídias sociais, como no instagram e no site do Instituto. Como resultados parciais, a pesquisa aponta para o protagonismo juvenil presente na autoralidade dos e-zines, expressando seus saberes, emoções e sentimentos daquele momento.

Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Externo ao Programa - 4221710 - MARIA ROSANGELA DE SOUZA