Banca de DEFESA: MAYRA RAVENA CARDOSO LIMA

DISCENTE: MAYRA RAVENA CARDOSO LIMA
DATA: 16/06/2023
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd/UFPI
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: INTERFACES REVELADAS NAS NARRATIVAS DOS PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO/UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional; prática pedagógica; narrativas dos professores do Curso de Direito/UFPI.
ÁREA: Educação

Marcada pela complexidade, a docência requer do profissional do magistério do ensino superior investimentos no seu desenvolvimento profissional docente, diante das necessidades que emergem da prática pedagógica. Tendo como referência o contexto do ensino superior, esta dissertação propõe a seguinte questão de pesquisa: quais as implicações dos investimentos no desenvolvimento profissional do professor de direito para a prática pedagógica no ensino superior? Delineia como objetivo geral analisar as implicações do desenvolvimento profissional do professor de direito para a prática pedagógica no ensino superior, e como objetivos específicos: descrever o desenvolvimento profissional dos professores bacharéis em direito; identificar os investimentos realizados pelos professores bacharéis em direito para atendimento à prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior; refletir sobre as implicações dos investimentos no desenvolvimento profissional do professor bacharel em direito para a prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior. O vocábulo desenvolvimento pressupõe o sentido de evolução, de continuidade que leva o professor a aprofundar seus conhecimentos ao longo de sua carreira profissional (GARCÍA, 1999). Fundamenta-se, teoricamente, em Pimenta e Anastasiou (2005), Masetto (2001), Vasconcelos (2000), García (1999), entre outros. Metodologicamente, assume a abordagem qualitativa descritiva, com base em Bogdan e Biklen (1999) e Oliveira (2010). Como contexto de investigação empírica, opta-se pelo espaço da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Petrônio Portella, e, mais especificamente, o Curso de Direito. São sujeitos participantes desta investigação três professores do Curso de Bacharelado em Direito/UFPI, efetivos, com formação inicial em Direito, que aceitaram participar da pesquisa e aderirem voluntariamente ao estudo. Na produção dos dados empíricos do estudo, utiliza as narrativas produzidas pelo Memorial de Formação e pela Entrevista Narrativa, com base em Prado e Soligo (2005), Passeggi (2010) e Sousa e Cabral (2015) e a Análise interpretativa-compreensiva, segundo Souza (2004), cujos dados encontram-se organizados em Unidades de Análise Temáticas e suas respectivas subunidades. Os dados trouxeram revelações desde o ingresso na profissão professor, que ocorrendo por motivos diversos, o conhecimento da profissão inicialmente restrito à condição de estudante, consolidando-se, progressivamente, para atendimento à prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior, principalmente em cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), bem como outros investimentos descritos pelos professores, como os da área pedagógica e os direcionados à gestão acadêmica. A relação dos investimentos dos professores bacharéis com a prática pedagógica foi evidenciada pelos cursos realizados pela autoformação, entre outros investimentos formativos relacionados aos saberes da docência, necessários para que haja um movimento de construção/reconstrução cíclico ao longo da trajetória profissional, no sentido de que o desenvolvimento profissional docente é um contínuo, para atender às mudanças requeridas pelo contexto social, que na sua ocorrência implicam tanto no individual, como no institucional.

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI