Notícias

Banca de DEFESA: CAMILA BETINA ROPKE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA BETINA ROPKE
DATA: 20/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO: Agenor Abreu: um mestre da cultura piauiense entre palcos, aulas de música e pesquisas
PALAVRAS-CHAVES: História Cultural, História da Educação Musical, Cultura Piauiense, Entrevistas Narrativas, Mestre Agenor Abreu.
PÁGINAS: 181
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Esta tese tem como objetivo o estudo das narrativas de Mestre Agenor Abreu. Busca-se aqui interpretar elementos vinculados à sua formação musical, atuação como docente e os retornos que seus trabalhos trouxeram para a população. O presente estudo foi desenvolvido no PPGEd da UFPI e está inserido na linha dedicada à História da Educação. Este trabalho desenvolveu-se sob a luz da História Cultural tendo Chartier (2006, 2009), Ginzburg (2006), Burke (2008, 2017) e Le Goff (2013) como principais autores da perspectiva teórica.  Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas narrativas com Mestre Agenor e uma entrevista semiestruturada com seu filho, Renoir do Pife. As informações obtidas nas entrevistas foram analisadas em conjunto com outros documentos, são eles: o CDs Canto Guabes, Candeeiro do Folclore, Projeto Sopro de Taboca; o DVD Piauiensidades; um método para o ensino de pífano, fotos dos arquivos pessoais de Mestre Agenor, fotos registradas pela pesquisadora e reportagens de imprensa disponibilizada na web. Para a análise os dados obtidos foram compilados, decompostos e recompostos em novas categorias que deram suporte para a desenvolvimento dos três capítulos desta tese. Após o exame dos documentos foi exequível definir o recorte temporal da pesquisa: do início do envolvimento de Agenor com a música quando este tinha 7 anos de idade, ao lançamento de seu trabalho mais recente, o DVD Piauiensidades, finalizado em 2009. Foi possível compreender que Agenor começou a aprender música na infância de modo informal. Na vida adulta teve contato com o ensino formal de música em um projeto social e posteriormente no curso de Licenciatura em Educação Artística da Universidade Federal do Piauí. Em sua atuação como docente o Mestre buscou trabalhar com o repertório tradicional de seu estado de origem, todavia, com uma abordagem diferente da empregada pelos músicos populares do interior. Por meio das análises foi possível identificar que o Mestre é um intelectual de seu tempo e que para conseguir desenvolver seu trabalho contou com a ajuda de sua rede de sociabilidade. Por fim, conclui-se que mestre de cultura popular, tais como Agenor, guardam consigo uma parcela dos saberes de suas regiões. Sem um registro adequado, estes conhecimentos podem se perder, juntamente com partes da identidade e da história de uma comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO TOLEDO NASCIMENTO - UFC
Externo à Instituição - INÊS DE ALMEIDA ROCHA - UNIRIO
Externo à Instituição - ROBSON FONSECA SIMÕES - UFRO
Notícia cadastrada em: 05/07/2023 13:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 13:11