Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO GOMES SARAIVA

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO GOMES SARAIVA
DATA: 23/08/2023
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação-UFPI
TÍTULO: Prática pedagógica de professora(e)s de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental de José de Freitas-PI: construção e mobilização dos saberes docentes
PALAVRAS-CHAVES: Prática pedagógica. Saberes docentes. Ensino de Ciências anos iniciais do Ensino Fundamental
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

A Prática Pedagógica é parte integrante do processo ensino aprendizagem, pois é marcada pela intencionalidade, pela sistematicidade, envolvendo assim conhecimentos e saberes docentes advindos da vivência, da formação, da troca de experiências com os pares. Estes saberes são construídos, mobilizados no exercício do dia a dia na sua prática docente. Com esse pressuposto, a presente pesquisa tem como objeto de estudo a mobilização e construção dos saberes docentes na prática pedagógica do professor de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta como objetivo geral analisar como são construídos e mobilizados os saberes docentes nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI, tendo como finalidade responder ao seguinte problema de pesquisa: como são construídos e mobilizados os saberes docentes nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências nas escolas da Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI. As orientações teóricas seguem as contribuições de Franco (2015), Behrens (2010), Tardif (2002, 2014, 2017), Gauthier (2013), Pimenta (2012),  Trivelato; Silva (2011), Porto, Ramos, Goulart (2009), Krasilchik (1987, 2000), Krasilchik e Maradino (2007), Delizoicov (2011), Souza (2006). A investigação tem como fundamentos metodológicos a pesquisa narrativa, visto que esse tipo de pesquisa busca compreender a experiência vivida, onde os participantes expressam   suas vivencias e conhecimentos adquiridos no percurso de vida. Temos como instrumentais: o questionário para o levantamento do perfil do professor participante, e como dispositivo de produção de narrativas o “diário narrativo”. O diário narrativo, escrito por oito professores colaboradores, pertencentes a 03 (três) escolas da zona urbana da Rede Municipal de ensino de José de Freitas-PI que atende os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados revelaram que há uma variedade de saberes dos professores. Os saberes docentes são construídos no exercício da prática pedagógica, sendo mobilizados a medida que os professores necessitam resolver algum desafio ou atividade inerente ao fazer pedagógico, ao desenvolvimento de situações relacionadas ao preparo das atividades docentes buscando desenvolvê-las de forma dinâmica, relacionando teoria e prática, dentro outros. Propõe-se que haja a promoção de ações que fomentem o diálogo na escola sobre a importância da reflexão sobre o fazer docente no ensino de ciências.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - EMERSON IZIDORO DOS SANTOS - UNIFESP