Banca de DEFESA: MÔNIKA DE CARVALHO SOUSA

DISCENTE: MÔNIKA DE CARVALHO SOUSA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação-UFPI
TÍTULO: Identidades profissionais de professoras e professores da Educação Infantil no contexto da Formação Continuada: narrativas de si
PALAVRAS-CHAVES: Identidades profissionais docente. Formação continuada. Educação Infantil.
ÁREA: Educação

A construção das identidades profissionais perpassa diversos contextos e espaços que deixam marcas significativas na história pessoal e profissional de professoras e professores de Educação Infantil, constituindo-se em questão de fundo de grande relevância para a compreensão do modo de ser e estar no mundo. Nesse sentido, a questão Como a formação continuada contribui para a construção das identidades profissionais de professora e professor de Educação Infantil? constituiu-se no ponto de partida para o presente trabalho investigativo, intitulado Identidades profissionais de professora e professor de Educação Infantil no contexto da formação continuada: narrativas de si, tendo como objetivo geral analisar como a formação continuada contribui para a construção das identidades profissionais de professora e professor de Educação Infantil, e objetivos específicos: descrever a proposta de formação continuada oferecida às professoras e aos professores da Educação Infantil; conhecer as percepções das professoras e dos professores de Educação Infantil em relação a sua identidade profissional; e explicar as relações que professoras e professores de educação infantil elaboram entre as aprendizagens produzidas na formação continuada e a construção de suas identidades profissionais. A partir da fenomenologia-hermenêutica, fundamentada por Heidegger (2018), discutiu-se a construção das identidades profissionais de professora e professor de Educação Infantil no contexto da formação continuada, tomando-se como referência autores como Kaufmann (2004), Bauman (2021), Dubar (2009 e 2020), no que se refere à identidade; Brito (2006), Nóvoa (1992), Alarcão (1996) e Imbernón (2010) quanto à questão da Formação Continuada; Kramer (2011), Craidy e Kaercher (2001), no que tange à discussão sobre Educação Infantil, além de outros que versam sobre as categorias da pesquisa. A pesquisa empírica de natureza qualitativa contou com a participação de oito professoras e professores de Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Pública de Ensino de Teresina, escolhidos por critérios previamente definidos. Primeiramente aplicamos um questionário biográfico para conhecer o perfil pessoal e profissional das professoras e professores colaboradores da pesquisa. Posteriormente trabalhamos utilizamos o Memorial de Formação como técnica de produção de dados, referenciado por Gil (2008) e Passegi (2008), buscando desvelar o processo de construção das identidades profissionais e a contribuição da formação continuada no mesmo. A discussão e interpretação dos dados foram desenvolvidas a partir da análise de narrativas, fundamentada nos pressupostos teóricos de Schütze (1983), o que nos possibilitou a compreensão de que as identidades profissionais de professora e professor de Educação Infantil fora sendo construídas a partir de diversos determinantes, como o contexto familiar, a prática docente, as lutas de classe, e a interação com outros profissionais, mediado na Formação Inicial ou continuada. Os resultados apontam a necessidade de reformulação da formação continuada oferecida pela SEMEC, com a finalidade de reforçar as identidades profissionais das professoras e professores de Educação Infantil construídas no decurso de suas vidas.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI