Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA BEATRIZ DE MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA BEATRIZ DE MORAES
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED - CCE/UFPI
TÍTULO: EDUCAÇÃO E POBREZA EM TEMPOS PANDÊMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Pandemia da Covid-19. Infância pobre. Sociedade capitalista.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

A pandemia da Covid-19 foi decretada pela OMS a nível mundial em 11 de março de 2020, mas o Sars-Cov-2 já era conhecido antes disso, bem como já vinha se espalhando em proporção evidenciada antes desse anúncio mais geral, isso porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia sido notificada sobre casos de pneumonia em demasiado número desde 31 de dezembro de 2019. Nesse contexto de crise de saúde mundial, como fica a educação básica? O que fazer? Muitas são as questões que permeiam o ensino e os métodos necessários para viabilizá-la em um contexto tão desafiador. Foram essas as primeiras reflexões que nos levaram a seguinte questão de pesquisa: quais as implicações do ensino remoto, mediado por mídias digitais, no processo de escolarização de crianças pobres durante o período de afastamento social imposto pela pandemia da Covid-19? Partindo dessa questão norteadora, definimos como objetivo geral compreender as implicações do ensino remoto no processo de escolarização de crianças pobres durante a pandemia da covid-19. Para tanto, elencamos como objetivos específicos: analisar as reverberações do ensino remoto no rendimento escolar de crianças das escolas públicas de Ensino Fundamental I do município de Teresina; analisar as condições materiais em que o processo educativo aconteceu; e por fim, identificar os arranjos realizados pelos docentes para contornar as dificuldades. Buscando atender aos objetivos definidos, realizamos como ponto de partida dois movimentos, por um lado, a revisão de  literatura, para nos apropriarmos do que já vinha sendo produzido sobre a problemática em questão. Por outro lado, realizamos o estudo teórico amparado no Materialismo Histórico e Dialético, em especial, a Pedagogia Histórico Crítica, a fim de buscarmos interpretar a realidade indo para além do fenômeno, buscando elementos que nos permita compreender sua gênese, ou seja, sua essência. Por fim, com o intento de promover uma reflexão capaz de contribuir com a temática em estudo, realizamos uma análise documental e uma pesquisa autobiográfica. Esse movimento tem nos permitido discutir questões referentes à desigualdade social, à contradição capital e trabalho, à dualidade educacional e às imposições do sistema capitalista que se sustenta na exploração da classe trabalhadora e na existência de pobres para serem explorado, excluídos e até eliminados quando necessário for.

Presidente - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA - UVA