Banca de DEFESA: FRANCISCO DAS CHAGAS DA PAZ SOARES

DISCENTE: FRANCISCO DAS CHAGAS DA PAZ SOARES
DATA: 04/08/2023
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO NA REDE ESTADUAL DE CAMPO MAIOR-PI
PALAVRAS-CHAVES: educação de jovens e adultos; saberes docentes; prática pedagógica
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

Saberes e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: um estudo na rede estadual de Campo Maior-PI, apresentado à comunidade acadêmica, resulta de uma investigação acerca de como os saberes mobilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influenciam o desenvolvimento da prática pedagógica no contexto escolar. Afeta principalmente o debate de como as práticas pedagógicas dos professores da EJA podem atender às novas demandas educacionais, considerando as necessidades e anseios de aprendizagem de seu público-alvo e a flexibilidade de se adaptar as necessidades da comunidade em que está inserida. Demandas essas, que exigem do professor uma compreensão aberta do mundo e dos alunos, para que se faça educação como ato político, com compromisso social, com possibilidade de descoberta, valorização da cultura e agente de transformação e questionadores da realidade educacional e social, tornando assim, indispensável um professor coerente com as exigências da sociedade contemporânea. Sabe-se que a formação do professor da EJA constitui um dos grandes desafios a ser enfrentado. Assim, este estudo tem como objeto os saberes e práticas pedagógicas dos professores que atuam com pessoas jovens e adultas no município de Campo Maior-PI e como essas questões articuladas podem melhorar o processo de escolarização e a vida do aluno. Tem como objetivo geral compreender como os saberes mobilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influenciam o desenvolvimento da prática pedagógica no contexto escolar. Delineado como pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, o estudo utilizou para coleta de dados o dispositivo Cartas Pedagógicas tendo como definição amostral quatro professores, considerada uma amostragem representativa em se tratando de uma pesquisa qualitativa, que atuam no Ensino Médio no Centro Educacional de Jovens e adultos no contexto urbano de Campo Maior-PI. Os dados foram organizados em categorias, Bardin (2015), com auxílio do software Iramuteq, interpretados a luz da análise de discurso fundamentado nas concepções de Pêcheux (2015) e Orlandi (2007, 2012 e 2015). Os resultados revelam que o professor da EJA necessita se reconhecer como sujeito, que precisa estar em constante atitude de rever a sua ação pedagógica e o seu processo de construção de saberes. Conclui-se então, que os saberes docentes emergem do atuar em sala de aula e do processo de formação inicial e continuada e que a interação entre esses saberes contribui para o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA