Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCYELLE DA SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCYELLE DA SILVA SOUSA
DATA: 25/07/2023
LOCAL: WEBCONFERENCIA
TÍTULO: O DESENVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Competências socioemocionais. Aprendizagem. Educação socioemocional. Ensino fundamental
ÁREA: Educação

As tendências pedagógicas contemporâneas apontam nos últimos anos para o estudo e o desenvolvimento das competências socioemocionais e da educação socioemocional, estas ganham espaço e aos poucos vão sendo inseridas no ambiente escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os conhecimentos e habilidades a que todos os estudantes devem ter acesso durante a educação básica. Bem como, proporcionar subsídios para uma educação integral e humanizadora que se preocupa em desenvolver emoções e sentimentos, através de um currículo unificado. Nesse contexto, a presente pesquisa partiu da seguinte questão problema: como desenvolver as competências e habilidades socioemocionais na escola com estudantes do ensino fundamental na contemporaneidade? O objetivo geral é compreender como desenvolver as competências e habilidades socioemocionais em estudantes do Ensino Fundamental na contemporaneidade em uma Rede Municipal de Ensino em Teresina (PI). O aporte teórico da pesquisa está sob a luz das concepções de Zabala e Arnau (2014), Perrenoud (2000), Del Prette (2022), Menezes (2020), Abed (2014), Magalhães (2022), Gardner (1995), Goleman (1999) que abordam sobre as competências e habilidades socioemocionais, além da Base Nacional Comum Curricular (2017), os estudos do Instituto Ayrton Sena (2016) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2015). Acerca da relação ensino e desenvolvimento da aprendizagem, utilizamos Leontiev, Luria e Vigotsky (2017) entre outros. O panorama metodológico da pesquisa tem como aportes as concepções de Gatti (2010), Gil (2010), Moreira e Caleffe (2008). A pesquisa abordará um método qualitativo interventivo, em um estudo de caso, ao qual pretende entender as ações em seu contexto em que estão inseridas, visando um melhor detalhamento de um ambiente ou uma situação contemporânea, permitindo analisar, interpretar e estabelecer similaridades de um determinado fenômeno, contendo também, como suporte o método da pesquisa-ação. O estudo tem abordagem etnometodológica por ter mais proximidade com os objetivos propostos pelo estudo, uma pesquisa empírica, por considerar a realidade das construções sociais e dar sentido as ações do cotidiano, tendo como base Coulon (2017). O lócus da pesquisa será a Escola Municipal Lindamir Lima da rede municipal de ensino de Teresina – (PI). Os participantes da pesquisa são professores e alunos da instituição. Para a coleta de dados, utilizaremos entrevistas e observação participante aplicado aos participantes, através de um projeto de intervenção. Os dados serão organizados, categorizados e analisados com base na análise de conteúdo proposto por Bardin (2011) e interpretados através do método hermenêutico-interpretativo proposto por Minayo (2010) e Stein (2015). Acreditamos que este estudo poderá contribuir com análises e reflexões acerca das competências e habilidades socioemocionais no âmbito das salas de aulas e, também, em outros espaços que promovam ensino e aprendizagem, fortalecendo o trabalho pedagógico, complementando a atuação do professor e ajudando a entender melhor as vivências das crianças e jovens permitindo uma nova visão de como refletir sobre as próprias ações.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA