Banca de DEFESA: LUIZ JESUS SANTOS BONFIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ JESUS SANTOS BONFIM
DATA: 31/08/2023
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: A FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: significação da atividade de ensino dirigida para formação humana
PALAVRAS-CHAVES: Formação humana; Licenciatura em educação do campo; Significações; Necessidades formativas; Pesquisa-formação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A formação inicial docente no Brasil expressa de forma hegemônica o movimento neoliberal de reformas na educação fundamentado na pedagogia das competências. Tal realidade tem se confirmado a partir da atual legislação que regulamenta a formação de professores no nosso pais, a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019  que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Em contraposição a essa realidade, a Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) vem se constituindo a partir de experiências formativas de caráter contra hegemônico. Tais experiências são erigidas, dentre outros fundamentos, no materialismo histórico-dialético. Formar professores fundamentado nessa filosofia, significa defender um projeto de educação que tem como intencionalidade a formação humana. Orientados por esta compreensão levantamos o seguinte problema de pesquisa: como se constitui a formação inicial docente na licenciatura em educação do campo que tem como intencionalidade a formação humana de seus discentes? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar em contexto de pesquisa-formação o processo de constituição da formação inicial docente na licenciatura em educação do campo dirigida para a formação humana. Como objetivos específicos a pesquisa visa: identificar necessidades formativas de licenciandos dirigida para formação humana na LEdoC; expandir significações acerca das condições que precisam ser produzidas para o desenvolvimento de atividades formativas humanizadoras na LEdoC; analisar a dialética apropriação-objetivação das significações produzidas nas práticas formativas dos licenciandos.  A pesquisa vinculada à linha Formação Humana e processos educativos do Programa de Pós-graduação em Educação, foi desenvolvida a partir dos aportes teórico-metodológicos que orientam a compreensão da educação como formação humana, sendo eles, o materialismo histórico-dialético, a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Como metodologia apresentamos a proposta da pesquisa-formação onto-crítica, desenvolvida  por meio de dispositivos para formação e produção de dados: relatórios e projetos, encontros formativos, diários formativos. Os resultados da pesquisa foram sistematizadas a partir de dois núcleos de significação. Em síntese, os indicadores constitutivos dos núcleos  evidenciaram   significações que expressam a dialética objetividade e subjetividade como mediação determinante na  trajetória formativa das participantes, assim como, a determinação do  social, econômico e cultural na constituição dos afetos em relação à docência eàa educação do campo.  Na conclusão da pesquisa  a tese que se configura é a de que a formação inicial na LedoC se dirige para formação humana quando é mediada por uma teoria pedagógica crítico radical, que possibilita o desenvolvimento de significações da atividade de ensino, como condição para promover a compreensão da prática social para além da aparência fenomênica.

Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA