Banca de DEFESA: FRANCISCA VERONICA PONTES VASCONCELOS

DISCENTE: FRANCISCA VERONICA PONTES VASCONCELOS
DATA: 28/08/2023
LOCAL: CCE/PPGED/ Hibrído
TÍTULO: EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELIGIÃO: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO CURSO NORMAL DO PATRONATO SOUSA CARVALHO EM IPU-CEARÁ (1951-1985)
PALAVRAS-CHAVES: História da educação, educação feminina, instituição confessional católica, Escola Normal, Ipu-CE.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o processo formativo de professoras primárias no âmbito de uma instituição confessional católica, tendo como campo de estudo a Escola Patronato Sousa Carvalho de Ipu-Ceará. Para tanto, analisa-se o contexto histórico de implantação do Colégio Patronato Sousa Carvalho por meio das articulações político-religiosas e dos discursos dos agentes do poder local; procura-se compreender a Cultura Escolar da Instituição Patronato Sousa Carvalho e relacionar a proposta formadora da escola aos ideais católicos. O recorte investigativo tem como temporalidade o período entre 1951 e 1985, marcando, assim, para início de estudo da pesquisa, o ato de inauguração e funcionamento do Patronato, ocorrido em 1951, e como marco final, o ano que ingressa a primeira turma mista do Curso Normal, ocorrido em 1985, com a admissão de matrículas de ambos os sexos. A pesquisa é uma investigação no campo da História da Educação, sendo utilizada análise documental, entrevistas semiestruturadas e a historiografia sobre o tema e a cidade de Ipu. Inserida no contexto das escolas confessionais católicas, a instituição aqui pesquisada representou, por muitos anos, uma referência na região em educação, principalmente na formação de mulheres. Ao estudar essa escola, procura-se seguir a linha de trabalho existente sobre instituições escolares que tomam como dispositivo fundamental a análise das práticas educativas e da cultura escolar. Nesta pesquisa, trabalhou-se com o seguinte referencial teórico: para o estudo gênero e a relação com o magistério: Del Priore (1988), Louro (1997), Almeida (1998) e Perrot (2019); na perspectiva da História cultural, Pesavento (2014) e Foucault (1987); memória com Halbwachs (1990); História local com Farias Filho (2018) e Mello (1985); no Campo das instituições escolares e da educação, com Magalhães (2004), Vieira (2002) e Araújo (2014). Cultura Escolar, com Julia (2001), dentre outros. Foram utilizadas como fontes a documentação escolar, Livro de Tombo da Paróquia São Sebastião, jornais em circulação no período, entrevistas com ex-alunas, pais, freiras e professores, acervos particulares (fotografias, cadernos e boletins), dentre outras. Embora a escola tenha ofertado, no período estudado, os cursos primário e ginasial, analisou-se a formação de professoras primárias, por considerar a contribuição dada à expansão da rede escolar na região. Nesse sentido, esta pesquisa teve como resultado a compreensão das práticas educativas e da cultura escolar de uma escola católica na qual as mulheres foram partícipes de um projeto educacional e religioso para cidade de Ipu e região, que implicava formação acadêmica e profissional, religiosa e assistencial, essa última componente do ideário religioso da escola e desenvolvida com o envolvimento das alunas nas atividades assistenciais executadas pela escola na cidade.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Externo à Instituição - FÁTIMA MARIA LEITÃO ARAÚJO - UECE