Banca de DEFESA: GISELE DE SOUSA SERAFIM

DISCENTE: GISELE DE SOUSA SERAFIM
DATA: 28/08/2023
LOCAL: sala de defesa
TÍTULO: A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA DE ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Fundamental; epistemologia; escola; prática docente
ÁREA: Educação

A escola é o local onde tudo acontece, a mágica da aprendizagem e a arte de ensinar se entrelaçam, rodeada por uma cultura escolar, tecendo a história de alguém e construindo um ser inacabado, mas que precisa desenvolver sua autonomia. Ao longo do tempo esta escola se transforma, apresentando uma epistemológica da pratica docente, que integra saberes, habilidades e formas de aprender condizentes com os fins sociais.   Neste cenário questionamos como é constituída a epistemologia da prática docente na escola contemporânea de ensino fundamental? A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI) como resultados dos estudos desenvolvidos no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo é conhecer a epistemologia da prática docente na escola contemporânea de ensino fundamental. Especificamente pretendemos descrever a escola de ensino fundamental contemporânea; caracterizar a prática educativa da escola contemporânea de ensino fundamental, identificar os saberes mobilizados pelos docentes na escola contemporânea de ensino fundamental. O lócus de investigação foi a escola da rede municipal de educação Professor Valter Alencar. Para empreender as ponderações teóricas, utilizamos as contribuições de Tardif(2002), Carvalho (2007), Schön (2000), Libâneo(2001), Freire(1989) entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, cuja abordagem é etnometodológica, por considerar a realidade  das construções sociais e dar sentido as ações do cotidiano. (COULON, 1995). Os participantes foram quatro professores. Os dados foram produzidos por meio das técnicas do questionário, da entrevista semiestrutura e da observação participante. No processo de análise dos dados utilizaremos as contribuições observando as três fases fundamentais pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados a inferência e a interpretação de Bardin (1977). Os resultados evidenciam que a prática docente contemporânea, não é totalmente fundamentada somente em questões atuais, mas primeiramente por questões problematizadas há décadas. A  exemplo a distância família x escola, a ausência do uso das tecnologias na prática, a ausência de recursos, permanecendo sem atingir o marco da integralização da educação, formar para a sociedade. No entanto, simultaneamente compartilha de novos desafios como a insegurança e o respeito dos alunos pela escola em sua totalidade. Para além disso foi evidenciado que nessa sociedade atual, a escola contemporânea avança integrando docentes com conhecimento alargado, reconhecendo suas práticas e refletindo sobre as mesmas,  e buscando novas estratégias educacionais, impactando a prática docente.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 010.623.404-85 - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN