Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRO ROCHA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRO ROCHA DA SILVA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: sala de defesa - PPGED
TÍTULO: Educação, História e Memória em O. G. Rego de Carvalho
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: O. G. Rego de Carvalho, Educação, História, Memória.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo estudar a educação piauiense com foco na relação entre história, memória, literatura e educação a partir das obras do escritor Orlando Geraldo do Rego de Carvalho (1930 - 1979), importante literato piauiense, natural da cidade de Oeiras. Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras, bacharel em direito, professor e funcionário público do Banco do Brasil, colaborou com jornais e revista locais. O estudo parte de uma questão central: Quais aspectos abordados nas obras de O. G. Rego de Carvalho podem ser relacionados à história e memória da educação no Piauí? Com a finalidade de discutir esse ponto definiu-se os objetivos do trabalho: conhecer o escritor e sua obra; entender o lugar social ocupado pelo escritor piauiense no meio literário local e nacional; identificar os aspectos educacionais presentes nas obras de O. G. Rego de Carvalho; investigar a colaboração do escritor com a educação por meio da introdução de suas obras nas escolas e em concursos vestibulares. O período em análise vai de 1940, ano em que foram localizadas as primeiras produções escrita de O. G. Rego, quando tinha 10 anos de idade e escrevia para o mensário escolar, O Fanal, na cidade de Oeiras, estendendo-se até ano de 1979, quando já havia se consolidado como escritor no meio literário com a publicação de suas obras de maior notoriedade. As fontes acionadas nesta pesquisa são variadas: jornais, revistas, biografia, autobiografias e as obras do escritor. Para operar com esse conjunto de fontes, de modo geral, segue-se as orientações teóricas metodológicas da Nova História Cultural apoiadas em autores como Burke (2011); Chartier (1998); Félix (1998); Galvão e Lopes (2010); Halbwachs (1990), Le Goff (2013, dentre outros. Por meio das fontes foi possível compreender sua produção escrita, a educação a história e memória entrelaçadas em muitos aspectos da vida e obra que foram problematizados e analisados. Constatou-se a presença de suas obras em escolas de Ensino Médio e instituições de Ensino Superior do país e diversas indicações de suas obras como referência obrigatórias para os concursos vestibulares no Piauí. As fontes biográficas e autobiográficas trazem informações da sua trajetória desde a infância, seu percurso escolar, a produção de textos para o jornal da escola em que estudava, o processo de produção, circulação e recepção de suas sobras. Assim, as fontes apontam para a importância do escritor como sujeito da pesquisa, contribuindo com a ampliação dos estudos na área da história da educação piauiense.

Palavras-chave: O. G. Rego de Carvalho, Educação, História, Memória.

Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Externo à Instituição - ALCEBIADES COSTA FILHO - UESPI