Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO LOPES MORAIS ARAUJO

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO LOPES MORAIS ARAUJO
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: ENSINO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLA DA REDE PRIVADA: UM ESTUDO DE CASO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Colaborativo; educação infantil; inclusão escolar; formação de professores
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

Depois da aprovação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, em 2008, dados oficiais confirmam o aumento expressivo e progressivo de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) matriculados em escolas da rede regular de ensino. As ações e pesquisas que, ao longo dos anos, vêm sendo desenvolvidas para que a inclusão ocorra de forma efetiva no contexto escolar, apontam a importância do investimento em práticas inclusivas, formação continuada, políticas públicas voltadas para esse segmento da população, conscientização e envolvimento da comunidade escolar, de modo a assegurar a participação ativa e o aprendizado de todos. A pesquisa apresentada, partiu do seguinte questionamento: Como o Ensino Colaborativo pode contribuir, enquanto estratégia, na inclusão escolar de alunos da educação infantil em uma escola da rede privada? A partir desse problema definiu-se como objetivo geral: investigar o ensino colaborativo como estratégia de inclusão escolar em uma escola da rede privada. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso e, quanto aos objetivos, caracteriza-se como descritiva. Participaram da pesquisa duas professoras que trabalham em uma mesma sala de aula da Educação Infantil de uma escola da rede privada. Foram utilizados como instrumentos de coletas de dados um questionário inicial e uma entrevista semiestruturada com os participantes. Os dados foram organizados e analisados em conformidade com o referencial teórico. Dentre os resultados, encontrou-se a importância do tempo de planejamento feito em parceria pelos professores, bem como adaptações de atividades para a realização na prática dos princípios do Coensino. Evidenciou-se que o coensino é uma estratégia que tem se mostrado possibilidade eficaz para a inclusão e favorecimento da aprendizagem dos alunos PAEE. A prática ancorada nessa estratégia promoveu a troca de conhecimentos, de maneira a fomentar ações eficientes na construção dos saberes e conhecimentos entre os docentes.

Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - CARLA ARIELA RIOS VILARONGA - IFSP