Banca de DEFESA: ALINE BARROS GIRÃO

DISCENTE: ALINE BARROS GIRÃO
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS POSSIBILIDADES DE CONSTITUIR-SE FORMADOR DE PROFESSORES
PALAVRAS-CHAVES: Coordenador Pedagógico. Identidade. Formação Contínua. Narrativas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Psicologia Educacional

A presente dissertação tem como objetivo geral explicar o processo de constituição da identidade profissional do coordenador pedagógico que atua na rede pública municipal da cidade de Beneditinos (PI) e suas possibilidades de constituir-se formador de professores. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na concepção psicossocial de Identidade desenvolvida por Ciampa (2005), a qual se fundamenta no Materialismo Histórico-Dialético. De acordo com essa concepção, a Identidade é uma categoria teórica de análise que possibilita explicar o impacto da vida social na constituição do sujeito e, dessa forma, oportuniza conhecer o processo de vir a ser. Ciampa (2005) explica que essa categoria consiste em processo de metamorfose  que tende à emancipação, o que o levou a constituir o sintagma: Identidade – Metamorfose – Emancipação. Para explicar o processo de constituição da Identidade de coordenadores pedagógicos da cidade de Beneditinos realizamos além dos estudos teóricos, já informados,  pesquisa empírica, na qual produzirmos dados, junto a 4 coordenadores pedagógicos, por meio de narrativas (NÓVOA, 1995) que está ancorada na abordagem (auto)biográfica. Além das narrativas, também fizemos uso do Quadro de Escuta (PASSEGI, 2008) e a rodas de conversa (WARSCHAUER, 2004). Os dados foram analisados e interpretados através do procedimento Análise Textual Discursiva elaborado por Moraes e Galiazzi (2007. A pesquisa evidenciou que múltiplos são os fatores que constituem a identidade profissional do coordenador pedagógico, entre os quais destacamos: o processo formativo vivenciado, as condições em que sua atividade se realiza, o próprio processo histórico de vida pessoal e profissional, assim como o movimento histórico social em que a atuação do coordenador se desenvolve. No estudo da categoria identidade, podemos evidenciar que os coordenadores pedagógicos não se reconhecem em sua primeira atividade como professores e nem significam sua atuação principal enquanto formadores de professores. O estudo sugere que a organização da rotina do trabalho do coordenador pedagógico bem como formações contínuas numa perspectiva de educação emancipadora para esse coordenador pedagógico, possam fortalecer suas práticas formativas, para que assim se reconheçam enquanto formadores de professores e possam atender de forma consciente, as necessidades da escola atual.

Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA