Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISSON EMANUEL SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISSON EMANUEL SILVA
DATA: 01/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: HÍBRIDA
TÍTULO: PREPARAÇÃO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO: o que ensina sobre o racismo brasileiro?
PALAVRAS-CHAVES: Preparação profissional de psicólogos; Psicologia; Racismo brasileiro; Afrodescendência. Afro-brasileiro.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

 

 


Nesse estudo sobre o racismo e a formação de psicólogos no contexto brasileiro, nos debruçamos sobre um questionamento: como se desenvolve a competência de se tratar das questões raciais a partir das práticas desenvolvidas durante o exercício desses profissionais? Para essa investigação, partimos do objetivo geral de: compreender a formação de psicólogos no tocante as questões raciais a partir das experiências profissionais. Diante disso, pressupomos que o processo formativo do profissional de Psicologia, ao se basear na adoção de conteúdos que abordem a questão racial, poderia possibilitar uma mudança positiva no perfil formativo desse profissional. A metodologia de abordagem qualitativa consistiu-se em uma Netnografia que foi realizada a partir de entrevistas narrativas online com os respectivos participantes. Estimamos que participem 10 indivíduos de ambos os sexos, que se identifiquem como afro-brasileiros ou quaisquer outros grupos sociais não afrodescendentes, a captação dos participantes ocorreu em três estados, sendo Piauí; Maranhão e Bahia. Organizamos os achados em 4 eixos categoriais que se remetem para a identificação de elementos formativos voltados para a compreensão de experiências na construção de práticas antirracistas. Os resultados preliminares apontam que a presença de grupos sociais nas discussões são os principais agentes no despertar do interesse para o debate das questões raciais.


 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Externo à Instituição - CICERO ROBERTO PEREIRA - ULB
Externo à Instituição - CARLOS VINICIUS GOMES MELO - USP
Externo à Instituição - FAUSTON NEGREIROS - UnB
Notícia cadastrada em: 20/10/2023 11:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 13:21