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Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA RIBEIRO DA SILVA
DATA: 06/11/2023
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: “CORDEL SERVE PARA EDUCAR”: DA CRISE AO LIVRO DIDÁTICO (1970-1995)
PALAVRAS-CHAVES: Literatura de Cordel. Repente.História da educação. Livro Didático.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição das iniciativas desenvolvidas nas universidades para que o cordel viesse a ocupar um espaço dentro das instituições escolares, no período de 1970 a 1995. Neste estudo, defende-se a ideia de que o movimento dos vários agentes culturais dentro e fora dos campos educativos foram importantes para uma maior circulação e apropriação da cultura cordelista no espaço escolar. O recorte temporal abrange a crise do cordel e do repente, a partir de 1970, até 1995, quando a literatura de cordel aparece como um dos tópicos da Unidade 5 da terceira edição do livro Piauí: tempo e espaço, editado pela Editora FTD e destinado aos alunos da 4ª série do 1º Grau. Os objetivos específicos são: a) relacionar as ações educativas desenvolvidas na cultura cordelista e repentista, a partir dos jornais que circulavam no Nordeste, no período de 1970 a 1995; b) caracterizar o público leitor e ouvinte de cordéis e repente no Nordeste, no período de 1970 a 1995; c) descrever o processo de circulação, apropriação e representação das ideias da cultura cordelista e repentista do período em estudo; e d) identificar os sentidos atribuídos ao cordel, a partir do livro didático Piauí: tempo e espaço. O aporte teórico da pesquisa está baseado em autores como Abreu (1997), Beltrão (1980 e 2014), Bourdieu (2010), Certeau (1998), Galvão (2006), Luca (2008), Gomes e Hansen (2016), Chartier (1990), Melo (2019), Haurélio (2013), Ginzburg (1991) entre outros. Centramos nossa pesquisa historiográfica na dimensão da Nova História Cultural, no domínio das representações adotando também os caminhos direcionados por Ginzburg (1991) sobre o paradigma indiciário, que nos propõe uma atitude detalhista e cuidadosa sobre as fontes nos colocando numa atitude capaz de desvendar informações na sutiliza dos sinais. Recorremos a jornais e revistas em circulação nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí, no período estudado, com o intuito de localizar informações sobre o cordel, buscando observar o que era noticiado e qual a representação que se construiu sobre o objeto de estudo. Os jornais pesquisados foram: Diário de Natal, Diário de Pernambuco, Diário da Manhã, O Poti, O Dia e Jornal Inovação à disposição para consulta na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e no Arquivo Público do Estado do Piauí, Casa Anísio Brito. A partir da análise parcial dos dados realizada até o momento, é possível afirmar que o movimento ocorrido dentro das universidades e nos movimentos sociais de folcloristas, estudantes, cordelistas entre outros agentes culturais foram importantes para a maior circulação e apropriação da cultura cordelista, produzindo sentidos que foram incorporados e/ou ressignificados pelas instituições sociais e educacionais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 747.008.043-00 - MARCELO DE SOUSA NETO - UESPI
Externo ao Programa - 065.221.493-20 - ALCEBIADES COSTA FILHO - UESPI
Externo à Instituição - ANA MARIA DE OLIVEIRA GALVAO - UFMG
Notícia cadastrada em: 20/10/2023 11:23
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