Banca de QUALIFICAÇÃO: DIRNO VILANOVA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIRNO VILANOVA DA COSTA
DATA: 10/11/2023
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: CONDIÇÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS DE REALIZAR FORMAÇÃO HUMANA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho docente; Ensino Médio; condições objetivas e subjetivas; Formação humana.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A pesquisa em tela versa sobre o processo de constituição das condições objetivas e subjetivas que medeiam o trabalho docente no ensino médio, dirigidas para a formação humana nas escolas do município de São Raimundo Nonato-PI. Parte do seguinte problema: como se constituem as condições objetivas e subjetivas do trabalho docente, dirigidas para a formação humana de estudantes nas escolas de ensino médio no município de são Raimundo Nonato-PI. Tem como objetivo geral investigar como se constituem as condições objetivas e subjetivas do trabalho docente, dirigidas para a formação humana de estudantes nas escolas de ensino médio no município de são Raimundo Nonato-PI. Especificamente, a pesquisa objetiva: a) Evidenciar as significações de professores acerca das condições objetivas de trabalho docente nas escolas de ensino médio de São Raimundo Nonato – PI; b) Analisar os necessidades e motivos que levam os docentes a atuarem nas escolas de ensino médio no município de SRN-PI e analisar as significações acerca da atividade pedagógica dirigida para formação humana dos(as) professores que atuam no ensino médio das escolas de SRN (PI). Participam da pesquisa 4 (quatro) professores (as) que atuam no ensino médio na rede estadual do ensino médio do município de São Raimundo Nonato-PI. A investigação vincula-se à linha de pesquisa Formação Humana e processos educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI). Tem como fundamento teórico e metodológico o Materialismo Histórico-dialético, a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa de natureza histórica crítica está sendo desenvolvida por meio de entrevistas reflexivas individuais. O dispositivo de análise de dados adotado são os Núcleos de Significação, elaborados por Aguiar e Ozella (2013;2015). Na fase atual em que se encontra a produção de dados, é possível inferir que os resultados parciais revelam o quadro de precariedade existente na educação pública do município de São Raimundo Nonato, asseverada pela pandemia da COVID-19, com quadro de desinteresse dos estudantes e ausência da família no acompanhamento escolar dos filhos. Quanto às condições de remuneração, os dados revelam que o plano de cargos, carreira e salário do Estado do Piauí está defasado, com baixa remuneração e desvalorização dos profissionais da educação. Os dados ainda apontam para a necessidade de uma equipe multiprofissional nas escolas para atender as demandas dos alunos com necessidades específicas de aprendizagem e ainda, que grande parte dos professores efetivos estão realizando atividade administrativas e de apoio à gestão escolar, com excessivo número de professores contratados por tempo determinado, fato que colabora para a precarização do ensino e baixas das aprendizagens discentes.

Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA