Banca de QUALIFICAÇÃO: IRENE NUNES LUSTOSA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRENE NUNES LUSTOSA MENDES
DATA: 07/11/2023
LOCAL: Sala de defesa do PPGEDd
TÍTULO: BONIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE TERESINA (PI): UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO MÉRITO
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Desempenho dos alunos. Política de bonificação. Mérito
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

O presente estudo intitulado “Bonificação na educação municipal de Teresina (Pi): uma análise sobre o Programa de Valorização do Mérito” problematiza a utilização de políticas de bonificação no contexto da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina-Pi, tendo como foco de análise o Programa de Valorização do Mérito no âmbito do Ensino Fundamental regular, política meritocrática implantada em 2013, por meio da qual foi o estabelecido o pagamento de bônus em dinheiro para os profissionais do magistério, tendo como critério os resultados do Ideb. A partir de uma metodologia de abordagem quali-quantitativa, buscou-se compreender as implicações e os desdobramentos deste Programa no contexto da educação municipal, com o intuito de encontrar respostas para a seguinte questão: Como professores e diretores avaliam o Programa de Valorização do Mérito? Especificamente, procurou-se: a) caracterizar as políticas de bônus implantadas na Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina-Pi; b) apresentar o histórico do Programa de Valorização do Mérito, mediante o levantamento de dados e informações referentes a todas as edições realizadas; c) verificar se o Programa de Valorização do Mérito conseguiu cumprir as finalidades descritas legalmente. Para isso, utilizou-se de pesquisa bibliográfica que tomou por base os estudos de Brooke (2006; 2008; 2013), Sousa (2008); Barbosa (2011) e Cardoso e Melo (2022), dentre outros. Visando dar sequência ao estudo, realizou-se também pesquisa de campo que contou com a participação de 116 professores e 49 diretores, todos pertencentes ao quadro efetivo da rede municipal de Teresina e com atuação no Ensino Fundamental. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados o questionário e a entrevista. Os dados obtidos por meio do questionário foram tabulados e analisados estatisticamente, já os dados obtidos por meio da entrevista foram submetidos à análise de conteúdo temática, conforme Bardin (2016). Constatou-se, como já evidenciado em outros estudos sobre a temática, que não há consenso na literatura quanto a utilização de políticas que associam o pagamento de bônus aos profissionais do magistério com base no desempenho dos alunos, aferido através de avaliações em larga escala. Por outro lado, na análise empírica, observou-se, a priori, que a maioria dos participantes do estudo não só concorda com o Programa como consegue identificar sua relação com a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, com a melhoria da prática docente e com a profissionalização do magistério. Além disso, avaliam que o bônus é uma forma de valorização salarial.

Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ