Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS LAINA PEREIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS LAINA PEREIRA LIMA
DATA: 03/11/2023
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia; Escolarização de estudantes com deficiência; Ensino Fundamental; Ensino remoto.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

No ano de 2020 o mundo deparou-se com o enfrentamento da pandemia da covid-19, provocando mudanças na dinâmica econômica, social, política e cultural na realidade global. Essas mudanças ainda perpetuam na realidade atual, considerando que a pandemia causou e continua causando diversos impactos na saúde, segurança, economia, política e educação. Diante dos impactos causados na educação, é destacado a educação escolar, sobretudo a Educação Básica. Na Educação Básica o processo de escolarização dos estudantes na realidade pandêmica foi profundamente afetado, especialmente quando se trata dos estudantes com deficiência, considerando a formação humana deles, aqui compreendida como a capacidade do indivíduo apropriar-se dos conhecimentos elaborados historicamente, desenvolvendo potencialidades para a transformação de si e da realidade. Neste sentido, faz-se necessário investigar o processo de escolarização dos estudantes com deficiência, levando em consideração as situações enfrentadas por esses estudantes na realidade da pandemia, tendo em vista a relação de tal realidade com o processo de formação humana desses estudantes. Com isso, essa dissertação tem como objeto de estudo os impactos da pandemia no processo de escolarização de estudantes com deficiência no Ensino Fundamental. Logo, o objetivo geral é investigar os impactos da pandemia no processo de escolarização de estudantes com deficiência no Ensino Fundamental. A pesquisa vinculada à linha de Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, vem sendo desenvolvida com base nos fundamentos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. Para produção de dados utilizou-se o questionário online e a Entrevista Narrativa (BAUER; JOVCHELOVICH, 2002). Para a análise de dados, utilizou-se os Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Os resultados parciais revelam que os partícipes da investigação produziram significações acerca de sua atuação com estudantes com deficiência na pandemia, evidenciando necessidades formativas para atuar com esse público. São evidenciadas também significações relacionadas aos desafios de professores que atuaram com estudantes com deficiência, desafios dos pais em acompanhar seus filhos e dos próprios estudantes em conseguir desenvolver atividades nesse processo. A conclusão a que se chega nesse momento da pesquisa é que os impactos relacionados à saúde psíquica têm predominado no processo de escolarização dos estudantes no contexto de pandemia e pós-pandemia.

Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA ROCHA MAGALHAES - Unitau