Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIANNDRA NERY DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIANNDRA NERY DE SOUSA
DATA: 07/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO: AS SIGNIFICAÇÕES DO PROFESSOR DE BIOLOGIA EM INÍCIO DE CARREIRA SOBRE A RELAÇÃO FORMAÇÃO INICIAL E ATIVIDADE DOCENTE: conexões entre teoria e prática numa análise histórico-cultural.
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial. Atividade Docente. Professor Iniciante. Formação Humana.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A prática educativa desenvolvida pelo professor de Biologia em início de carreira, aqui compreendido como professor iniciante, tem especificidades particularizadas pelos desafios do início da docência. Psicologia e Educação. Nesse contexto, é pertinente compreender essa realidade do professor de Biologia em início de carreira, considerando a relação teoria e prática, por meio de suas significações. Assim, esta pesquisa objetiva: Investigar a relação formação inicial e atividade docente por meio das significações produzidas pelo professor de Biologia em início de carreira. O Materialismo Histórico-Dialética proposto por Marx e Engels, a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e Leontiev e a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani estão sendo as lentes teórico-metodológicas que tem orientado a apreensão do objeto de pesquisa. Os participantes da pesquisa empírica são professores de biologia do ensino médio em início de carreira, o instrumento de produção da informação foi a entrevista reflexiva e o procedimento de análise os Núcleos de Significações, conforme proposto por Aguiar e Ozella (2015). O início da análise das informações somado ao conhecimento produzido sobre o estado da questão demonstra que o professor de biologia em início de carreira vive em dada realidade social, econômica e histórica que impacta diretamente na sua atividade docente. Esses aspectos devem ser considerados em relação com as subjetividades geradas desde o curso de graduação, suas experiências, vivências, motivações e identificação profissional. Os resultados vêm apontando também para importantes mediações que relacionam a formação inicial no desenvolvimento da atividade docente, além disso, indicam necessidade de formação continuada na superação dos desafios de início à docência. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA ROCHA MAGALHAES - Unitau
Externo à Instituição - WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 20/10/2023 11:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 05:55