Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA RANIERY ARAÚJO ALVES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA RANIERY ARAÚJO ALVES DE SOUSA
DATA: 27/11/2023
LOCAL: HÍBRIDA
TÍTULO: MARIAS É A COR, SOM, SUOR: NARRATIVAS DE PROFESSORAS AFRODESCENDENTES ALFABETIZADORAS
PALAVRAS-CHAVES: Professoras Alfabetizadoras. Narrativas. Afrodescendentes.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

A realização deste estudo visava compreender as narrativas de algumas professoras afrodescendentes alfabetizadoras, narrativas contando as histórias de pessoas invisibilizadas por uma sociedade que oculta e escamoteia os direitos básicos destas pessoas como os de ter consciência de seu pertencimento racial, oferecendo justificativas injustificáveis pela sua condição social na sociedade brasileira. Deste modo, a pesquisa foi organizada investigando a seguinte questão: “O que contam algumas professoras afrodescendentes alfabetizadoras no trato/trabalho das relações raciais no ambiente escolar”? Investigou-se a problemática da afrodescendência, gênero e educação, buscando através das experiências das participantes do estudo, discutindo suas respostas aos racismos e machismos brasileiros. O trabalho foi desenvolvido nas Escolas Municipais Bezerra de Menezes e Nova Brasília, localizadas na zona norte do município de Teresina, no Estado do Piauí, envolvendo 3 (três) professoras efetivas que se autodeclararam como afrodescendentes. Utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa (Richardson, et al., 2012), trabalhando as informações com ajuda de um diário de campo e os dados através da análise de conteúdo com base nas contribuições de Moraes (1999), Bogdan e Biklen (1994). Outras contribuições importantes no desenvolvimento deste trabalho acadêmico vieram de autoras/es como Munanga (2020), Gomes (2005) e Bomfim, Boakari e Araújo (2013), Ferreira (2004), Garcia (2007), Moura (1988), hooks (2013), Carneiro (2005), Collins (2016), Hall (2015), e Gonzales (2020). Resultados do estudo apontam-se para contribuições nas tentativas de compreender o que tange o trabalho docente de professoras afrodescendentes afetadas pelas opressões raciais e de gênero, pela interseccionalidade, onde por muitas vezes, estas profissionais são esquecidas/isoladas/subjugadas.

Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo à Instituição - ASSUNCAO DE MARIA SOUSA E SILVA - UESPI