Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIO LAISSONE MAQUISSENE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÚLIO LAISSONE MAQUISSENE
DATA: 01/12/2023
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd/UFPI
TÍTULO: ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UP- MOÇAMBIQUE – MANICA, PARA UMA MUDANÇA REFLEXIVA NA PRÁTICA EDUCATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional; aprendizagem da docência; professor formador; ensino superior.
ÁREA: Educação

O objeto de estudo é a prática educativa de professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia, da Universidade Punguè – Moçambique/Manica, compreendendo-a em processo de mudança como consequência da aprendizagem da docência ao longo do desenvolvimento profissional docente, que promove a capacidade reflexiva, crítica e criativa, com base em fundamentos teóricos-metodológicos dos processos formativos inicial e continuado e das experiências, que possibilitam maior autonomia profissional. A tese proposta é a de que a aprendizagem da docência para uma mudança reflexiva na prática educativa ocorre a partir da formação inicial e prossegue na formação continuada no processo de desenvolvimento profissional do professor formador do Ensino Superior, com base nas condições objetivas e subjetivas. Para a investigação, parte-se da seguinte questão-problema: como ocorre a aprendizagem da docência, nos processos formativos inicial e continuado, no desenvolvimento profissional de professores formadores do Ensino Superior, do Curso de Pedagogia na Universidade Púnguè de Moçambique-Manica, para uma mudança reflexiva na prática educativa. Estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa: analisar os processos de aprendizagem da docência, no desenvolvimento profissional dos professores formadores do Ensino Superior do Curso de Pedagogia na Universidade Púnguè de Moçambique-Manica, para uma mudança reflexiva na prática educativa. Para o alcance do objetivo proposto, estabelecemos como objetivos específicos: identificar os processos formativos inicial e continuado de professores formadores do Ensino Superior do Curso de Pedagogia na Universidade Punguè de Moçambique – Manica; descrever os processos de aprendizagem da docência no desenvolvimento profissional de professores formadores do Curso de Pedagogia na Universidade Punguè de Moçambique – Manica e caracterizar as mudanças nos processos de reflexão da prática educativa em razão das aprendizagens da docência, no desenvolvimento profissional de professores formadores do Ensino Superior do Curso de Pedagogia na Universidade Punguè de Moçambique – Manica. As discussões sobre o Ensino Superior, desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência dos professores formadores, fundamentam-se em Anastasiou (2008), Costa (2008), Cunha (2002), Day (2001), Garcia, (1999), Gómez (1992), Hargreaves (1999), Imbernón, (2011), Martins (2019), Masetto (1998, 2003), Morosini (2000), Nóvoa, (2009), Ramalho (2004), Roldão (2005), Shulman (1996), Schon (2000), Veiga (2012),  Zabalza (2004), dentre outros. A fundamentação metodológica está baseada em Bertaux (2010), Clandinin e Connelly (2015), entres outros teóricos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa narrativa, com base no método autobiográfico, desenvolvida com seis professores formadores da Universidade Punguè de Moçambique – Manica. Para a produção de dados utilizamos a entrevista narrativa, o memorial de formação e a carta pedagógica. Os dados empíricos produzidos foram organizados em categorias e subcategorias e analisados conforme a técnica de análise compreensiva-interpretativa, conforme as proposições de Souza (2014). Os resultados evidenciaram que os professores formadores no seu processo formativo inicial e continuado foram construindo vários conhecimentos no processo de desenvolvimento profissional, contribuindo deste modo para uma atuação mais segura, para a tomada de decisões no cotidiano, para uma prática educativa mais inovadora, refletindo qualitativamente no processo de ensino aprendizagem dos educandos no Ensino Superior. O desenvolvimento profissional dos professores formadores subsidia a construção e a reconstrução das experiências, reflexões acerca dos processos formativos na perspectiva de produzir uma autonomia profissional, que se fundamenta em um terreno que propicia ao professor formador perceber-se como um sujeito que sabe analisar as condições objetivas nem sempre favoráveis à prática educativa, assumindo um compromisso na perspectiva da qualidade da sua ação, no ensino, pesquisa e extensão, como elemento basilar para a transformação da realidade.

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO