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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA VALERIA SANTOS LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA VALERIA SANTOS LEAL
DATA: 15/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDEB PARA OS MUNICÍPIOS PIAUIENSES (2014-2023)
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Publicas; Financiamento da Educação; Formação de Professores.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho apresenta o resultado de uma investigação sobre a política pública de formação
de professores com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), nos municípios
piauienses. Notadamente, esse instrumento visa redistribuir o financiamento da educação
básica, bem como viabilizar mecanismos para a oferta de capacitação profissional
especialmente direcionada a formação de professores, como uma das estratégias para
fomentar a qualidade da educação. Este estudo tem como objetivo geral: Analisar como as
políticas públicas de formação de professores, financiadas com recursos do FUNDEB, vem
contribuindo para a educação básica nos municípios piauienses. Delineada como uma
pesquisa do tipo quanti-qualitativa, por ser uma abordagem da investigação que associa os
dois enfoques, cuja combinação de elementos permite ampliar e aprofundar o entendimento,
proporcionando ganhos relevantes para as pesquisas em educação. A coleta de dados
quantitativos, será realizada, por meio de uma busca na base de dados eletrônica do Tribunal
de Contas do Estado do Piauí, referente aos aportes financeiros recebidos e executados pelos
municípios, no tocante a formação continuada dos profissionais da educação, no período de
2014-2023. Em seguida será aplicado um questionário junto aos secretários municipais de
educação, dos 224 municipios piauienses. Para a recolha dos dados qualitativos, visando a
produção do conhecimento a partir das informações levantadas no contexto empírico,
conjugados com o diálogo permanente com a teoria, será realizado uma entrevista individual,
semiestruturada, junto a coordenadores pedagógicos e professores de uma escola com o maior
índice do IDEB, localizadas nos municípios de cada uma das quatro macrorregiões de
Parnaíba, Teresina, Picos e Floriano, mais populosas do Estado, totalizando oito profissionais,
cuja escolha amostral foi intencionalmente. Os dados quantitativos serão tabulados e
organizados por meio de planilhas eletrônicas MS Excel. Em seguida, serão utilizados filtros e
funções do MS Excel para a construção de tabelas e gráficos. Por último, faremos uso da
análise descritiva dos dados e o seu respectivo tratamento por meio do software stata 14.0.
Enquanto os dados qualitativos serão categorizados pelas orientações de Bardin (2021) e com
o auxílio do Iramuteq, sendo suas análises realizadas a partir da Análise de Discurso. Assim,
espera-se que os resultados contribuam para compreender como as políticas de formação
continuada vêm contribuindo para uma educação de qualidade nos municípios piauienses,
bem como a relação entre os recursos públicos aplicados e os resultados alcançados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - CLAUDIO PINTO NUNES - UESB
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR
Externo à Instituição - LUCINETE MARQUES LIMA - UFMA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 10:21
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