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Banca de DEFESA: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO
DATA: 18/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: Mobilização e construção de saberes nas experiências de formação continuada na Escola do Campo: (re) pensar a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Escola do Campo. Prática pedagógica. Saberes docentes.
PÁGINAS: 291
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa proposta trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, desenvolvida em escola do Campo da
rede municipal de Teresina, e tem como proposta de objetivo geral analisar como a formação continuada de
professores/as, realizada na escola do Campo, contribui na construção e mobilização de saberes no contexto da
prática pedagógica de professores/as do Ensino Fundamental. Visa desvelar como objetivos específicos que
primam em identificar os princípios que norteiam os processos de formação continuada desenvolvidos nas
escolas do Campo; descrever os processos de formação continuada desenvolvidos no espaço escolar e
caracterizar os saberes construídos e mobilizados pelos docentes na prática pedagógica da escola do Campo.
Nesse sentido, o objeto de estudo desta pesquisa constitui-se em “contribuições das formações na escola como
espaço para construção e mobilização de saberes no contexto da prática pedagógica de professores/as em
escolas do Campo”. Como proposta de tese, destaca-se: “A formação continuada de professores/as, quando
desenvolvida na escola e fundamentada em princípios como reflexão crítica, relação teoria e prática e
participação, promove o diálogo entre os pares através de um processo de (re)pensar a prática pedagógica,
emergindo a mobilização e construção de saberes docentes”. Os aportes teóricos se embasam em Alarcão
(2011), Arroyo (2004), Caldart (2004), Freire (1996), ), Nóvoa (1992, 2002), Passeggi (2010), Tardif (2014),
Zeichner (1993), entre outros. No desenvolvimento da investigação, optou-se pela narrativa enquanto método
de investigação, por permitir que os/as interlocutores/as tenham possibilidades de rememorar suas histórias de
vida. Na produção de dados, foram utilizados como dispositivos a narrativa em forma de Diários (Zabalza,1994)
Ateliês biográficos, (Delory-Momberger,2006) e entrevistas semi-estruturada ( Minayo,2009) com 08
colaboradores, considerando a natureza do objeto de estudo. Os diários foram utilizados em um primeiro
momento, como instrumento para a produção de dados sobre os perfis formativos biográficos e nas possíveis
temáticas formativas que serão sugeridas pelos/as partícipes, passo importante no planejamento dos ateliês
biográficos; e em um segundo momento, após a realização do ateliê, os/as participantes foram convidados a
produzir ou dar continuidade à produção dos diários, neles sublinharam impressões, sentimentos e emoções
sobre os encontros e práticas experienciadas durante a pesquisa. A análise de dados com base em Poirier,
Valladon e Raybaut (1999), emergiram cinco grandes categorias: formação continuada, prática pedagógica,
saberes docentes, educação do campo e escolas do campo. Os achados da pesquisa evidenciaram os desafios
às formações continuadas e as construções e mobilizações de saberes no contexto das práticas pedagógicas
ocorridas durante o período de pandemia nas escolas do campo. As narrativas partilhadas pelo grupo de
professores/as favoreceram a ação de (re)pensar sobre os processos formativos individuais e coletivos,
favorecem a construção e mobilização de saberes nas escolas que atuam. Revelam, ainda, a necessidade de
tais formações continuadas dialoguem com os projetos de vida dos/as professores/as e as especificidades
existentes nas escolas do campo, respeitando os modos de produção da comunidade e suas especificidades.
Aponta-se como necessárias as discussões coletivas, indefere-se a necessidade de ampliar esses momentos de
troca de formações continuadas na escola, oportunizam as/os professoras/es em (re) pensar as suas práticas
pedagógicas e construir/ressignica os seus saberes. O que comprova a tese proposta nesse escrito, que
defende a formação continuada de professores, quando desenvolvida na escola e fundamentada em princípios
como reflexão crítica, relação teoria e prática e participação, promovem o diálogo entre os pares através de um
processo de (re)pensar a prática pedagógica, emergindo a mobilização e construção de saberes docentes.Com
a análise chegou-se à conclusão de que os diferentes espaços formativos, tratam os/as professores/as e escolas
do Campo, na visão urbanocêntrica, de forma que existe uma necessidade latente de reafirmação das políticas
públicas voltadas para a educação do Campo na rede municipal de Teresina.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI
Externo à Instituição - JANINHA GERKE - UFES
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/12/2023 15:46
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