Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE DO NASCIMENTO SOARES ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE DO NASCIMENTO SOARES ALENCAR
DATA: 19/02/2014
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO:

A Formação Continuada dos Professores de Educação Infantil como processo de construção de uma Prática Docente Autônoma

PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada. Educação Infantil. Prática docente autônoma.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

O presente trabalho apresenta reflexões sobre a formação continuada dos professores de educação infantil como processo de construção de uma prática docente autônoma e teve como objetivo central Investigar a formação continuada dos professores de educação infantil atuantes no município de Teresina e sua relação com a prática docente autônoma. Para atender a este amplo objetivo nos propusemos especificamente identificar o processo de formação continuada que subsidia a prática dos professores de educação infantil que atuam na rede municipal de Teresina e descrever as relações da formação continuada coma prática docente dos professores de educação infantil.A complexidade da ação educativa diante das novidades emergentes da sociedade contemporânea demandam necessidade de uma nova forma de organização do trabalho das instituições nos processos de formação dos profissionais de educação, no entendimento desta como um processo de construção na trajetória profissional. Um processo que exige um olhar especial dada a importância do trabalho do professor, buscando viabilizar condições de melhorias no processo educacional, no atendimento dos alunos, portanto a necessidade de investimento na formação continuada dos profissionais conforme o nível em que atuam. No caso dos professores de educação infantil,trata-se de uma formação que viabilize condições de melhoria da sua prática em sala de aula, que possa garantir o atendimento, de forma coerente,da criança pequena percebendo e valorizando as suas necessidades quanto às condições adequadas de ensino e aprendizagem. Esta formação, deve estimular uma perspectiva crítico reflexiva, que favoreça ao professor meios para um pensamento autônomo, o que implica em investimento pessoal, um trabalho livre e criativo com vista a construção da identidade profissional. A formação do professor avança à intenção de construir competências para agir eficazmente em determinadas situações sem se limitar a elas, integrando o pensar e o agir, anulando a dicotomia entre a teoria e a prática, ajustando de forma consciente a situação confrontada com os propósitos. Demo (1998a, p.13) destaca que a competência é compreendida como a condição de não apenas fazer, mas sobretudo refazer permanentemente usando o conhecimento inovador como instrumento crucial. Dentre as questões relevantes no que tange à busca pela qualidade do ensino infantil, destacamos a formação continuada do professor por compreendê-la como ser primordial para que o ensino seja viabilizado de forma a atender a realidade do mundo contemporâneo, com todas as suas transformações e mudanças difíceis de serem mensuradas. Assim, a formação continuada de professor do professor, um tema que, embora bem discutido,  torna-se inesgotável pela amplitude e necessidade de mudanças e transformações além das que já houveram. Uma discussão que pretendemos fomentar ao longo deste trabalho, estudando este tema com a intenção de problematizá-lo, criticá-lo no sentido de buscar responder aos desafios educacionais presentes e decisivos no atual contexto socioeconômico.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA