Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEUDIANA MARIA DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEUDIANA MARIA DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 02/02/2024
LOCAL: SALA 01
TÍTULO: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ (SAEPI): POTENCIALIDADES E LIMITES NO DESEMPENHO ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI); avaliação externa/larga escala; sistema de avaliação educacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

Há mais de duas décadas, a avaliação educacional em larga escala ocupa posição de destaque no cenário nacional. Desde a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a avaliação educacional não apenas manteve-se longeva, como foi capaz de desenvolver-se, expandindo-se do nível federal centralizado para os estados e municípios. Esse movimento pode ser observado com a criação, em especial a partir dos anos 2000, de inúmeros sistemas próprios de avaliação estaduais e municipais. Com base nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as potencialidades e os limites do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) no desempenho escolar da rede estadual. Tal objetivo desmembrou-se nos seguintes objetivos específicos: contextualizar a história das avaliações em larga escala no Brasil em seus diferentes processos históricos; conhecer o processo de implementação do SAEPI; compreender a percepção dos participantes da pesquisa em relação ao SAEPI; analisar o uso dos resultados do SAEPI no desenho da política educacional piauiense. Em virtude do problema, objetivos e hipótese, a abordagem apensada é quanti-qualitativa, de caráter exploratório, organizando-se a partir da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, tendo como procedimento de coleta de dados, o Estudo de Caso Múltiplos. O lócus da pesquisa são dois municípios piauienses que compõem a 5ª Gerência Regional de Ensino do Estado do Piaui. Enquanto instrumento de pesquisa para coleta de dados no espaço empírico  é inicialmente utilizado a aplicação de um questionário aos professores de língua portuguesa e matemática para identificar aqueles que já tiveram alguma experiência com o SAEPI e em seguida aplicada uma entrevista semiestruturada ao grupo selecionado desses professores, segundo critério de participação no SAEPI. Também serão realizadas entrevistas aos técnicos da SEDUC, 5ª Gerência Regional de Ensino, núcleos gestores e coordenadores municipais. Os dados serão analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2002). Além disso, apontar-se-á novas inquietações, destacando a importância de pesquisas que contemplem essa linha temática da política de avaliação, tomando como base as avaliações externas em larga escala.

Externo à Instituição - ELOISA MAIA VIDAL - UECE
Externo à Instituição - GABRIELA SOUSA RÊGO PIMENTEL - UNEB
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Presidente - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA