Banca de QUALIFICAÇÃO: DRYELLE PATRICIA SILVA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DRYELLE PATRICIA SILVA E SILVA
DATA: 15/03/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BOM JESUS/PI: UM OLHAR SOBRE OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PRESENTES NA BNCC
PALAVRAS-CHAVES: BNCC. Educação infantil. Prática docente. Ciclo de Políticas. Etnometodologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

O estudo delineado como “A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BOM JESUS/PI: UM OLHAR SOBRE OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PRESENTES NA BNCC”, associado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED/UFPI tem como objetivo geral: Compreender como são operacionalizados os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos na BNCC, a partir da prática de professoras da Educação Infantil. E  de forma específica a)Analisar a BNCC como política de currículo e a sua operacionalização no contexto da Educação Infantil; b)Identificar se os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento possibilitam a experimentação, o faz- de - conta e as brincadeiras, garantindo o desenvolvimento integral da criança pequena; c) Compreender a prática do (a) professor (a) da Educação Infantil, considerando os campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento,  considerando como problemática: como são operacionalizados os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos na BNCC, a partir da prática de professoras da Educação Infantil? Assim defendemos a tese de que, as professoras da Educação Infantil precisam de conhecimentos adequados para desenvolver nas suas práticas os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, priorizando as ações em que prevaleçam as experimentações, as fantasias a partir do faz-de-conta e das brincadeiras, como aprendizagens garantidoras do desenvolvimento integral da criança. Partimos do pressuposto de que esses conhecimentos construídos a partir dos processos formativos serão capazes de permitir que as professoras compreendam o estabelecido na BNCC para a Educação Infantil, garantindo na condução de sua prática o desenvolvimento de ações adequadas para essa faixa etária. O percurso teórico-metodológico é a Etnometodologia, que contempla as práticas cotidianas dos atores sociais e suas interpretações sobre a realidade vivida, sendo essas ações essenciais para compreendermos a realidade social, nos fundamentamos nos seguintes pesquisadores: Garfinkel e Alain Coulon. O campo são duas escolas da Educação Infantil da rede pública do município de Bom Jesus/ PI e duas interlocutoras que atuam em escolas distintas. Utilizamos como dispositivos de produção dos dados a Observação Participante (acompanhada do diário de campo) e o Memorial de Prática. Como suporte para análise fizemos uso da Abordagem do Ciclo de Políticas (Ball e Mainardes), que oferecem subsídios teóricos-metodológicos para analisar a política de currículo na perspectiva crítica.  Os achados ainda se encontram em processo de análise.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO