Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO PEREIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO PEREIRA GOMES
DATA: 14/03/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: Os processos constitutivos da docência: saberes e práticas no Ensino Superior no Amazonas (AM).
PALAVRAS-CHAVES: Constituição da Docência; Ensino Superior; Saberes; Práticas docentes. Experiências vividas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O objeto de investigação do estudo são os processos constitutivos da docência: saberes e práticas no Ensino Superior no Amazonas (AM). É vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI), na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas da Docência e do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC). Tem como questão-problema: Quais são os processos constitutivos da docência, considerando a identidade profissional, os saberes adquiridos na trajetória formativa e as práticas desenvolvidas no Ensino Superior, no estado do Amazonas-AM? O objetivo geral é compreender como os processos constitutivos da docência construídos a partir das experiências formativas e dos saberes contribuem para o desenvolvimento da prática docente do Ensino Superior no Amazonas-AM. E, específicos: identificar os processos constitutivos da docência que fundamentam a constituição das experiências formativas e dos saberes de professores no Ensino Superior, analisar a partir da narrativa de professores como os saberes e a prática docente contribuem no processo de constituição da docência no Ensino superior, e descrever as vivências e experiências docentes no Ensino Superior, desenvolvidas nos diferentes espaços de escolarização, da formação profissional e no exercício da profissão. Defendemos a tese de que os processos constitutivos da docência no Ensino Superior são formados pelas experiências vivenciadas nos percursos da vida pessoal, formativa e da profissão favorecendo a construção da identidade profissional a partir dos sentidos e significados da prática cotidiana socioeducativa universitária refletidas numa perspectiva do que foi vivido, experienciado, (re)significado e (trans)formado no contexto do desenvolvimento da profissionalidade docente. Partimos do pressuposto de que os processos constitutivos da docência ocorrem na unidade teoria-prática, da trajetória formativa de professores, desenvolvidas nos diferentes espaços de interações sociais, seja em seu processo de escolarização na Educação Básica, na sua formação profissional ou na profissão que exerce, favorecendo a construção de saberes e práticas que determinam o ser professor. É uma pesquisa de natureza qualitativa (Triviños, 2008) de abordagem Etnometodológica (Coulon, 2005) da teoria do social acrescentado as nuances epistemológicas da fenomenologia de Schutz (2012;2018) da teoria da ação (Parsons, 1974), do interacionismo simbólico da escola de Chicago (Coulon, 2005) da multirreferencialidade de Ardoino (1998), da escuta sensível de Barbier (1998), da concepção de pesquisador como artesão intelectual de Wright Mills (1986) e dos cinco conceitos chaves de Coulon (2005). O campo empírico é o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia-ICET, localizado na cidade de Itacoatiara (AM). Os dispositivos de produção de dados foram as rodas de conversas, o memorial de formação e da prática docente, e a observação. Participaram deste estudo, cinco professoras que atuam em diferentes áreas do campo de pesquisa com no mínimo 10 (dez) anos de docência no ensino público. A análise de dados é a interpretativa-compreensiva, elaborada no percurso da pesquisa que orienta esse processo em cinco fases: a análise preliminar (1), descrição dos dados (2), sistematização e/ou organização dos dados (3), Interpretação dos dados (4) e a compreensão dos dados (5). Os resultados evidenciam que a experiência vivida dos percursos de vida, formação e profissão são elementos subjacentes da constituição da docência que fundamentadas nas reflexões das ações cotidianas do tempo cultural vivido, sejam da trajetória pessoal, da formação inicial e do exercício da profissão no contexto socioeducativo promove a (re)significação e (trans)formação do saber-fazer universitário. Revelam que as atividades de ensino, pesquisa e extensão experienciados na formação inicial pelas professoras, garantiram a construção de conhecimentos que favorece o desenvolvimento de suas práticas da docência a partir da experiência (re)significada. E, acentua as rodas de conversa com modelo (auto)formativo de professores no Ensino Superior, considerando as intencionalidades da práxis pedagógica.

Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO