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Banca de DEFESA: JOSÉ RODRIGUES ALVES FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RODRIGUES ALVES FILHO
DATA: 26/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: Formação de Professores: impactos no Ensino de Filosofia numa escola de nível médio de Teresina/PI
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professore(a)s de Filosofia. Filosofia no projeto de Ensino Médio. Formação humana no Ensino Médio. Estudo de caso.
PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

Esta Tese apresenta um estudo quali-quantitativo, cujo tema relaciona-se à formação de professore(a)s e aos impactos no ensino de Filosofia no Ensino Médio numa escola privada em Teresina/PI, a partir do problema: quais os impactos da formação de professore(a)s de Filosofia na prática docente numa escola de Ensino Médio em Teresina/PI? Parte-se da tese: a formação do(a) professor(a) de Filosofia influencia na sua prática docente e quanto mais investe nessa formação mais possibilidades tem de impactar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral é analisar os impactos da formação de professore(a)s de Filosofia na prática docente no Ensino Médio numa escola privada em Teresina/PI, com aproximações conceituais e aos princípios da Teoria Quântica aplicada à Educação. Os objetivos específicos são: i) analisar a formação inicial e continuada de professore(a)s de Filosofia do Ensino Médio; ii) refletir sobre o ensino de Filosofia com a implementação do atual modelo de Ensino Médio; iii) analisar a institucionalização da Filosofia como uma disciplina que contribui com a formação humana no Ensino Médio. A metodologia configura um estudo de caso, em que a escola pesquisada possui um Núcleo de Filosofia que atende às condições propostas por Yin (2003): contém um Núcleo com características diferenciais, com 15 anos de atuação e elevado nível de formação que planeja e executa as atividades de Filosofia. Utiliza-se análise de conteúdo (Bardin, 2016) na construção dos dados, com 02 instrumentos de campo em 04 etapas: entrevista semiestruturada com coordenador; entrevista com professore(a)s de Filosofia; técnica de observação de aulas e de encontros do Núcleo. Optou-se por investigar na rede privada, devido a intenção de contribuir através do estudo de um problema com incidência numa esfera distinta da pública. O critério de escolha do Ensino Médio deu-se pelo interesse do pesquisador de estudar esse nível (possui 25 anos de experiência docente). O(a)s participantes da pesquisa, foram escolhido(a)s por fazerem parte do Núcleo e por aceitarem participar. O plano de análise se estruturou com as categorias: formação de professore(a)s em Filosofia (Perencin, 2017; Queiroz, 2015; Nascimento, 2015; Carvalho, 2015; Gallo, 2011); ensino de Filosofia no Ensino Médio (Savian Filho, 2022; Lima, 2019; Kohan, 2019; Oliveira, 2018; Gatti, 2003); formação humana no Ensino Médio (Cristine, 2023; Chaui (2017); Ceppas, 2015; Gallo, 2014). Esta pesquisa fundamenta-se no campo teórico da Teoria Quântica aplicada à Educação (Secco, 2022; Goswami, 2021; Zohar, 1990). Confirmou-se a proposição de tese: a formação de professore(a)s impacta no ensino de Filosofia no Ensino Médio ao refletir a formação na prática docente, interferindo no aprendizado. Foram alcançadas as conclusões: a formação de professore(a)s em Filosofia contribuiu com o autoconhecimento e a expansão de conhecimentos do(a)s participantes refletindo na prática docente; identificou-se influências positivas e negativas do(a)s professore(a)s formadore(a)s na prática do(a)s participantes; percebeu-se alto grau de exigência da metodologia e das avaliações da escola e podem estar relacionados à consideráveis índices de estresse e de ansiedade; verificou-se um elevado nível de formação docente continuada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI
Externo à Instituição - PEDRO ERGNALDO GONTIJO - UnB
Externo à Instituição - ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO - UFC
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 07:31
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