Banca de DEFESA: AYLA MICEIA DOS SANTOS ARAUJO

DISCENTE: AYLA MICEIA DOS SANTOS ARAUJO
DATA: 28/02/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA - HÍBRIDA
TÍTULO: Reconhecimento racial no primeiro ano do ensino fundamental: experiências no contexto de uma escola municipal de Nazária, Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Reconhecimento racial; Anos iniciais do ensino fundamental; Cultura Afrodescendente; Ludicidade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

No Brasil, há necessidade de continuarmos procurando saber mais da problemática do racismo e as várias formas de como podemos perceber essa prática em nosso meio. Assim, neste trabalho envolvendo estudantes duma sala de aula do primeiro ano do ensino fundamental, numa escola da rede pública no município de Nazária, Piauí, investigou-se as experiências no tocante ao reconhecimento racial por parte de professores e da comunidade, além de intervenções diretas com estudantes da referida turma. A relevância desse estudo reside na necessidade de promover práticas pedagógicas antirracistas e valorizar a diversidade racial desde a infância, a fim de construir uma sociedade mais justa e cada vez menos desigualitária. A pesquisa embasou-se em teóricos importantes, como Boakari (2010, 2013), Gomes (2007), Lopes (2005), Macedo (2017), Bento (2022), Ribeiro (2017, 2019), Fanon (1952, 1961), e Cavalleiro (2008), cujas obras fornecem uma base crítica para a compreensão das dinâmicas raciais na educação escolar, especialmente na sociedade brasileira. O uso da metodologia qualitativa incluiu entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise de materiais pedagógicos e realização de oficinas. Com esses, viabilizou-se realizar uma análise aprofundada das práticas pedagógicas, incluindo os desafios enfrentados pelos profissionais da escola. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas pedagógicas mais eficazes na promoção do reconhecimento e valorização racial na educação escolar.

Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Externo à Instituição - ALEXANDRA LIMA DA SILVA - UERJ