Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA SANTOS DA SILVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA SANTOS DA SILVA LIMA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE CAXIAS-MA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVE: Coordenador Pedagógico. Ensino Fundamental. Etnometodologia. Cotidiano Escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas

O presente estudo intitulado,A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE CAXIAS-MA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES? está associado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED/UFPI e constitui-se em uma dissertação de Mestrado que tem como objeto de estudo o trabalho do coordenador pedagógico e sua interferência na prática cotidiana do professor dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da rede pública do município de Caxias-MA, considerando a realidade e os desafios que emergem nesse cotidiano.Definindo como objetivo geral compreender como o trabalho do Coordenador Pedagógico interfere na prática cotidiana do professor que atua nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas do Município de Caxias-MA e como objetivos específicos: identificar como os professores percebem o trabalho do coordenador no cotidiano da escola; caracterizar como o trabalho do coordenador é operacionalizado junto aos professores e descrever os desafios que emergem do trabalho do coordenador e que implicam na prática docente, no sentido de responder a questão problema: Como o trabalho do Coordenador Pedagógico interfere na prática cotidiana do professor que atua nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do Município de Caxias-MA?, para a definição do problema, partimos do pressuposto de que o trabalho do Coordenador Pedagógico desenvolvido no cotidiano das escolas é fundamental como suporte na organização e desenvolvimento da prática docente.Quanto à metodologia propomos uma pesquisa qualitativa fundamentada em Angrosino (2009), Passegi (2008), Prado e Soligo (2007) conduzida sob a base teórica da Etnometodologia de Coulon (1995, 2017) e Garfinkel (2018). Tendo como procedimentos de aquisição de  dados a observação partipante, o diário de campo e o memorial de formação e prática. A pesquisa teve como cenário duas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Caxias-MA. Quanto aos atores sociais participantes contou com a participação de quatro (4) professores do quadro de servidores municipais, com no mínimo, cinco (05) anos de experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados adquiridos ao longo do desenvolvimento da pesquisa foram organizados e analisados a partir da análise de conteúdos com base nos estudos de Poirier, Clapier-Valladon e Raybout (1999). Os achados do estudo realizado revelaram que a relação entre os docentes e a coordenação pedagógica é permeada por elementos que, por vezes, não são percebidos diretamente, mas que se evidenciam em falas veladas, gestos e no trabalho desenvolvido pelos docentes em sala de aula que se evidenciam no grande desafio a ser superado pelo trabalho do coordenador pedagógico no seu cotidiano de trabalho no interior da escola. Com isso, a rotina burocratizada imputada pelos sistemas de ensino aos coordenadores pedagógicos, carece ser realinhada exigindo destes um maior envolvimento e parceria tanto junto aos docentes, objetivando-se com isso uma ressignificação da função coordenador pedagógico no chão da escola de forma efetiva.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO