Banca de DEFESA: POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES

DISCENTE: POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd/UFPI
TÍTULO: Plantar, florescer e colher: narrativas de estudantes de pedagogia sobre a formação inicial no ensino remoto emergencial
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial de professores; ensino remoto; pandemia; narrativas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

No contexto da pandemia pelo Covid-19, o processo formativo inicial de professores se desenvolveu por meio do ensino remoto emergencial, em razão da necessidade de isolamento social. Tendo como referência este contexto, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: quais os reflexos do ensino remoto emergencial, em razão da pandemia do Covid-19, no processo de formação inicial de professores, no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI/CMPP, na perspectiva dos estudantes? Com o objetivo geral de analisar os reflexos do ensino remoto emergencial, em razão da pandemia do Covid-19, no processo de formação inicial de professores, no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI/CMPP, na perspectiva dos estudantes, define-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar a organização do processo formativo inicial de professores no curso de Pedagogia da UFPI/CMPP, em razão da pandemia pelo Covid-19; descrever as experiências formativas vivenciadas pelos estudantes no processo de formação inicial de professores, no contexto da pandemia pelo Covid-19; identificar aspectos positivos e negativos no processo de formação inicial no curso de Pedagogia UFPI/CMPP, como reflexo do ensino remoto emergencial no período pandêmico. Como aportes teóricos, o estudo fundamenta-se em Alarcão (2007), García (1999), Imbernón (2009, 2011, 2012), Nóvoa (2009, 2019), Pimenta (1999), Tardif (2014), Zabalza (2004), entre outros. Metodologicamente, assume a abordagem qualitativa narrativa, com base em Delory- Momberger (2011) e Passeggi (2010), apoia-se no método (auto)biográfico em educação, recorrendo ao memorial de formação e as rodas de conversa, com as narrativas de nove estudantes do curso de Pedagogia da UFPI/CMPP para a produção dos dados do estudo. Na análise dos dados, com base na análise compreensiva-interpretativa na perspectiva de Souza (2014) e apoiadas em Bardin (2011), evidencia-se os seguintes reflexos do ensino remoto emergencial, em razão da pandemia do Covid-19, no processo de formação inicial de professores, no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI/CMPP: sobrecarga de trabalhos acadêmicos; falta de concentração; sensação de não se sentir capacitado para exercer a profissão docente; excesso de aulas expositivas sem diálogos e interação entre professor e aluno; oportunidade de aprender a utilizar diversos recursos tecnológicos; construção de percepções sobre a profissão docente estar relacionada à uma sociedade em constante mudança, exigindo a conscientização acerca da necessidade de ampliação dos conhecimentos e de desenvolvimento profissional.

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA