Banca de DEFESA: FRANCISCO GOMES VILANOVA

DATA: 29/05/2014
LOCAL: Sala de Defesa - PPGEd- UFPI
TÍTULO:

MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PIAUIENSES: ITINERÁRIOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES (1940 – 1970)

PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVES: Memórias de Professores. Histórias de Vida. Cotidiano escolar. Educação Piauiense.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta dissertação investiga a condição da educação piauiense por meio das trajetórias escolares e experiências docentes de professoras piauienses no período compreendido as décadas de 1940 a 1970, por meio do resgate de suas memórias. Para a sua realização estabelecemos como objetivo geral investigar as prajetórias escolares e exoeriências docentes de professoras piauienses no contexto da educação piauiense no período 1940-1970 e, objetivos específicos: caracterizar o cenário da educação piauiense nos anos de 1940 a 1970 por meio de memórias de professoras, reconstituir a trajetória escolar e profissional de professoras piauienses a partir de fragmentos de suas memórias e relatos de histórias de vida e analisar o cotidiano escolar e as experiências docentes das personagens enfocadas. O Estudo foi realizado a partir dos relatos de memória das histórias de vida de sete professoras que atuaram em cidades da região do Médio Parnaíba no interior do Piauí. Definimos a década de 1940 como recorte inicial considerando o início das trajetórias escolares das personagens e se estende até a década de 1970 quando todas se constituíam professoras. O marco inicial também se justifica pelas transformações educacionais ocorridas na década de 1940, especialmente, a Reforma do Ensino Primário de 1946, e o marco final se estende à década de 1970 por conta da implantação de políticas educacionais no Estado e da instituição da Lei 5.692/71. Com relação à problemática levantada para o presente estudo, delineamos a seguinte questão: Quais eram as condições da educação piauiense no período estudado na visão das professoras sujeitos da pesquisa? O Estudo está amparado em autores vinculados à Nova História Cultural: Burke (1998), Le Goff (2005), Certeau (2013), Julia (2001); em estudos sobre memória: Le Goff (2005), Halbwachs (1990), Pollak (1992), Nora (1993), Félix (1998), Souza (2000), Ferro (2009; 2010); em História Oral: Thompson (1992), Freitas (2006), Meihy e Ribeiro (2011), Alberti (1989); em Histórias de vida e memória de professores: Silva e Schueroff (2010), Fonseca (2003), Macedo (2006), Abraão (2001), Nóvoa (1995), Souza (2006), entre outros. Com relação ao aporte metodológico da pesquisa, buscamos reconstituir os percursos escolares e as experiências das personagens da pesquisa, utilizando suas memórias como principal fonte de informação, captadas mediante a história oral. Outras fontes também compõem o corpus documental usado no estudo, como documentos oficiais, documentos escolares, matérias jornalísticas e acervos pessoais. O cruzamento dessas fontes permitiu interpretar o panorama escolar piauiense entre os anos 1940 – 1970. Os resultados apontaram que os itinerários escolares e as experiências docentes das personagens do estudo emergiram num período em que a educação piauiense era caracterizada pela expansão da rede de ensino por meio da construção de prédios escolares, devido à baixa oferta de matrícula e pela falta de qualificação do professorado que, em sua maioria, era leigo. As memórias docentes sobre o cotidiano escolar revelaram os métodos de ensino e a rotina vivenciada nesses espaços. Assim, o estudo torna-se relevante, considerando que as discussões acadêmicas sobre história e memória de professores se constituem em uma temática em expansão nas pesquisas em história da educação realizadas no Piauí. Portanto, contribuirá para as discussões historiográficas sobre a educação piauiense, adicionando reflexões sobre as investigações em história da educação a partir das trajetórias de professores e professoras, ao mesmo tempo em que sua análise contribui para a compreensão e o direcionamento de novas pesquisas relacionadas à temática.

Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Externo à Instituição - MARCELO DE SOUSA NETO - UESPI