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Banca de DEFESA: LEIA SOARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIA SOARES DA SILVA
DATA: 15/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO:

UMA VOZ CHAMADA “NÓS”: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Médio. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

 Este estudo consiste em uma investigação sobre a trilogia: Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos no contexto das políticas educacionais brasileira. Tem como foco o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que foi instituído na esfera do Governo Federal, pelo Decreto nº. 5.840/2006 e representou uma possibilidade de integração entre esses três níveis de ensino. Para tanto, foi desenvolvido com a participação de egressos da primeira turma do Curso Técnico em Informática do PROEJA, do Colégio Técnico de Bom Jesus/PI. Investiga como a formação técnica, em Informática, integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos influencia o crescimento pessoal e profissional dos egressos? Esse problema deu origem a várias inquietações que foram refletidas e filtradas, resultando na questão que norteou este estudo. Sendo assim, esta pesquisa buscou responder: Qual a influência da trilogia: Educação Profissional, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, na formação pessoal e profissional dos egressos do Curso Técnico em Informática? Estabelece como objetivo geral analisar a influência da formação técnica de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos para o desenvolvimento profissional e pessoal dos egressos. Especificamente, identifica na voz dos egressos o grau de satisfação resultante da formação adquirida no campo pessoal e profissional. Verifica se a formação profissional técnica integrada ao ensino médio na Modalidade EJA estimulou a continuidade dos estudos e, reflete as aspirações individuais evidenciadas por meio da formação profissional. Fundamenta-se em Kuenzer (2001), Manfredi (2002), Moll (2010), Romanelli (2010), Moura (2012), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2012), entre outros, bem como nos aportes legais que sustentam esta discussão. Como procedimentos metodológicos a pesquisadora utiliza a técnica do grupo focal, aplicação de questionário e análise documental. O processo de organização dos dados produzidos, fundamenta-se em Bardin (2009), Oliveira (2010) e a análise interpretativa dos dados, embasa-se nos pressupostos da Análise de Discurso (AD) defendidos por Maingueneau (1997), Iñguez (2004), Orlandi (2012). Os resultados revelam que o ensino médio integrado à educação profissional para o público da EJA deve se efetivar como política pública de estado e não apenas como um curso de qualificação pontual, ofertado para atender aos interesses mercadológicos. Conclui-se que a formação profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA, possibilita uma formação humana e integral, ampliando as possibilidades de acesso ao mundo do trabalho, com competitividade, contribuindo para a superação da situação de exclusão e para elevação da autoestima das pessoas jovens e adultas.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR TORRES RODRIGUES - FSA
Notícia cadastrada em: 18/07/2014 09:48
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